O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estima que o Brasil terá disponível cerca de 25 a 28 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus até o fim deste mês. O volume de imunizantes anunciado pelo ministro inclui as produções da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Butantan. Pazuello se reuniu nesta segunda-feira (8) com governadores e representantes da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Ao fim do encontro, o ministro informou que a Fiocruz e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão acertando os últimos detalhes para regulamentar o processo de produção nacional.
No encontro, também foi discutida a necessidade de um esforço diplomático para destravar a importação de vacinas da Índia. Segundo Pazuello, o Brasil vai atuar para tentar garantir o recebimento das doses previstas no contrato.
A comitiva que acompanhou o ministro em visita ao Instituto Biomanguinhos, na zona norte carioca, incluiu o governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Fórum dos Governadores. Dias explicou que o governo federal também trabalha com a possibilidade de importação de vacinas de outros países para suprir o déficit provocado pelo atraso das doses indianas.