logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio atualiza calendário de vacinação contra covid-19

Cidade também aderiu a consórcio para compra de mais doses da vacina
Baixar
Raquel Junia
03/03/2021 - 13:36
Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro deve vacinar até o final de março todos os idosos acima de 67 anos contra covid-19. O planejamento consta no novo calendário divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (02) que, diferente dos anteriores, traz uma previsão mais longa. Até o próximo sábado serão imunizados os idosos com 78 anos e, nas próximas semanas, haverá 2 dias dedicados a cada idade. Aos sábados também haverá a possibilidade de repescagem para aqueles que perderam a data.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Rio vacinou até o momento 5,5% da população, cerca de 370 mil pessoas. Em visita a um dos pontos de vacinação, nesta quarta-feira (03), o secretário Daniel Soranz destacou que a previsão foi possível a partir da confirmação de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

E a prefeitura do Rio mudou de ideia e decidiu nesta terça-feira (02) aderir ao consórcio de municípios para a compra de vacinas contra a covid-19. Niterói, na região metropolitana, também fez o mesmo caminho. A iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos pretende organizar os municípios para buscar soluções conjuntas, caso haja problemas no planejamento nacional de imunização elaborado pelo Ministério da saúde.  O prefeito Eduardo Paes avalia que o consórcio pode dar segurança para uma compra justa, mas disse que continua apostando no programa nacional.

O prazo para manifestação de interesse por parte dos municípios termina na próxima sexta-feira (05). Depois da adesão, a Frente ainda precisará legalizar o consórcio e posteriormente as Câmaras de Vereadores terão que aprovar a participação. Além da capital, outros 14 municípios fluminenses também assinaram a adesão ao consórcio.

x