Rio de Janeiro inicia pesquisa para sequenciar variantes da Covid-19

Publicado em 28/03/2021 - 11:16 Por Cynthia Cruz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro iniciou pesquisa para identificar a incidência das novas cepas do coronavírus na população fluminense.

O objetivo é monitorar a evolução das variantes da Covid-19 e, com isso, antecipar as ações, de modo a evitar sobrecarga na rede de saúde. O estudo será um dos maiores na área de sequenciamento do vírus da Covid-19 do país, como explica o médico sanitarista da Secretaria de Saúde Alexandre Chieppe.

A iniciativa conta com investimento de R$ 1,2 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj ), além da parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica, do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Atualmente, o estudo está na fase de compras de insumos e separação de amostras. O objetivo é que os primeiros vírus sejam sequenciados já a partir da segunda quinzena de abril.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo