Brasil tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável

Publicado em 22/03/2021 - 17:09 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília - DF

Quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos no país. Desses, 5 milhões e meio estão nas 100 maiores cidades brasileiras, o equivalente à população da Noruega. Esses dados estão no ranking de saneamento, apresentado pelo Instituto Trata Brasil, neste 22 de março, Dia Mundial da Água.

O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera, o que representa jogar na natureza, todos os dias, mais de cinco mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento, como explica o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Outro dado que mostra o contraste do saneamento no país é a diferença entre os 20 melhores e os 20 piores colocados no ranking: enquanto a média de tratamento de esgoto nos 20 melhores está em 97%, nos 20 piores, ela cai para 25%.

O levantamento do Instituto Trata Brasil foi feito a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, que traz indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos 100 maiores municípios do país.

Edição: Leyberson Pedrosa / Nadia Faggiani

Últimas notícias
Justiça

Entidades assinam manifesto a favor da democracia

O documento foi lançado por juristas, integrantes de movimentos sociais, partidos políticos e entidades da sociedade civil, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Baixar arquivo
Saúde

Febre oropouche tem alerta epidemiológico no Amazonas

O número de casos dos primeiros 45 dias deste ano já supera com folga todos os registros de 2023. A maioria, em Manaus. 

Baixar arquivo
Educação

País avança no ensino integral e em matrículas em creches e pré-escola

Ministério da Educação deve apresentar proposta de integração entre a Educação de Jovens e Adultos e programas de qualificação profissional. A ideia é atrair quem saiu da escola antes do tempo

Baixar arquivo
Segurança

Exército conclui investigação do furto de 21 metralhadoras

Militares e civis acusados pelo sumiço das armas foram indiciados. Eles foram responsabilizados por furto, peculato, receptação e extravio das armas.

Baixar arquivo
Segurança

Governo de São Paulo substitui mais de 30 coronéis da PM

Mudanças acontecem em meio a um cenário de questionamentos sobre a Operação Verão, que acontece na Baixada Santista. A operação já deixou 32 mortos, número que tem chamado a atenção de entidades de direitos humanos, como a Defensoria Pública de São Paulo

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Algoritmo pode agilizar distribuição de pacientes em leito hospitalar

O sistema ainda está em fase de testes e será aperfeiçoado para ser utilizado tanto na rede privada quanto pública. 

Baixar arquivo