São Paulo registra primeira vítima fatal de Covid-19 por falta de UTI

Jovem de 22 anos morreu 46 horas depois de ter sido internado

Publicado em 18/03/2021 - 17:37 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A cidade de São Paulo registrou a morte da primeira pessoa por Covid-19 por falta de leito de UTI. O caso foi confirmado nessa quinta-feira (18), mas aconteceu no último domingo (13).

Era um jovem de 22 anos com obesidade. Ele deu entrada no hospital São Mateus, na Zona Leste da capital paulista, na quinta-feira passada, já com o diagnóstico da doença. No dia seguinte foi intubado, e a equipe médica tentou transferir o paciente para uma UTI pelo sistema de gerenciamento de leitos do governo do estado, o CROS, mas não havia vagas.

O jovem morreu 46 horas depois de ter sido internado. O caso marca o colapso do sistema de saúde da cidade que tem a maior infraestrutura hospitalar do país. Nessa quinta-feira, 475 pessoas na cidade esperavam por uma vaga em UTI. Hospitais privados também estão pedindo ajuda da rede pública para encaminhar pacientes. O índice de ocupação de leitos de UTI na capital está em 88%. Na região metropolitana, esse índice chega a quase 91%.

Antecipação dos feriados em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decidiu antecipar todos os feriados municipais desse ano e todos os do ano que vem para a próxima semana para tentar conter a circulação de pessoas.

“Para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar. A cidade que nunca parou. A cidade que trabalha. A cidade que é a soma e os esforços de vários migrantes e imigrantes que para cá vieram em busca de trabalho precisa parar para que a gente não tenha mais casos como esse de pessoas que não conseguem ser atendidas e venham a óbito por falta de atendimento”, destaca.


A partir do dia 26 até o dia 4 de abril não haverá dias uteis na capital paulista. A prefeitura também anunciou a abertura de 640 leitos para covid-19.

Mas não é só a cidade de São Paulo que está com a saúde em colapso. Há mais de uma semana, várias cidades da região metropolitana estão com os leitos de UTIs esgotados e já registraram mortes por falta de vagas. Segundo a secretaria de Saúde do estado, 63 municípios estão com 100% dos leitos de UTI ocupados.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, alertou que cidades menores do interior do estado, com cerca de 10 mil habitantes, vão enfrentar problemas no abastecimento de oxigênio. Nessas cidades, os hospitais só contam com o oxigênio fornecido em cilindros.

“Vai comprometer oxigênio em alguns municípios do estado de São Paulo. Alguns desses deles estão muito distantes de alguns centros, 200 e 300 km. E a medida em que eu tiver uma solicitação muito grande. Um caminhão vai, deixa cilindros, mas quando ele volta esses cilindros já acabaram. Então, o problema é logístico”, pontua o secretário.

O estado de São Paulo vem registrando, em média,  600 mortes por Covid-19 e 17 mil novos casos da doença, por dia. Nessa quinta-feira havia 11.109 pacientes internados em UTIs em todo o estado. Quase 5 mil a mais que o número de pacientes internados há três semanas.

*colaborou Simone Magalhães.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo
Economia

Estudo da UFSCar aponta que 3/4 do comércio de vizinhança é de comida

ma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, analisou esse tipo de comércio, tanto em edifícios residenciais quanto em um condomínio de casas, de abril a novembro do ano passado. E descobriu que a cada quatro vizinhos comerciantes, três vendem algum tipo de alimento.

Baixar arquivo
Política

Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas. Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo