Vacinação de idosos contra covid-19 no Rio foi paralisada mais uma vez
O calendário de vacinação dos idosos contra a covid-19 foi paralisado mais uma vez no Rio, por falta de doses. Nesta sexta-feira (12) e sábado (13) seriam imunizados aqueles com 75 anos, mas na noite anterior, a prefeitura fez um comunicado explicando que houve uma demanda muito maior do que a prevista nos postos de saúde, e que por isso seria suspensa a campanha para essa faixa etária.
No entanto, foram mantidas a repescagem dos idosos com mais de 76 anos que ainda não conseguiram se imunizar e a aplicação da 2ª dose. O avanço do calendário depende, agora, do envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.
Segundo a prefeitura, a expectativa era vacinar 25 mil pessoas nesta quinta-feira (11), mas o número foi muito superior. Em coletiva pela manhã, o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que moradores de outros municípios estão se vacinando na capital.
Soranz destacou que o calendário único de vacinação na região metropolitana seria uma solução para evitar a migração, além de um calendário nacional, como acontece em outras campanhas. O secretário pontuou que não cabe aos municípios limitar o direito da população a vacina.
A prefeitura não tem uma data para retomar o calendário, mas de acordo com o secretário de Saúde, há um compromisso do governo federal de envio de mais doses na semana que vem. A cidade vacinou até o momento cerca de 7% da população.