Yanomamis de Roraima recebem atendimento em saúde

Publicado em 03/03/2021 - 16:09 Por Leandro Martins - Brasília

Uma equipe móvel da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) enviou atendimento para o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, nos Polos Bases de Surucucu, Waphuta e Kataroa. Cerca de 500 indígenas Yanomami estão recebendo, desde essa terça-feira (2), assistência em saúde. As aldeias ficam no estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela, onde também vivem índios dessa etnia.

As aldeias são distantes uma da outra e o deslocamento para esta região de serras só pode ser feito por aviões. Segundo o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), toda a equipe da missão fez testagem para a covid-19 e só quem teve resultado negativo tem permissão para entrar na área indígena.

A equipe é composta por um médico clínico geral, uma pediatra, três enfermeiros e uma técnica de enfermagem. Eles estão fazendo o monitoramento da saúde dos indígenas, e o acompanhamento do desenvolvimento de crianças, gestantes e idosos.

Também participam engenheiros da Sesai para avaliar a qualidade da água e verificar a gestão dos resíduos sólidos. Esta é a terceira missão desse gênero desde o início do período de pandemia do novo coronavírus. A equipe fica no local até o próximo domingo (7).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Justiça de MG suspende vacinação de estudantes em Betim

Depois de o município de Betim, em Minas Gerais, iniciar a vacinação de estudantes de 12 a 14 anos, a justiça mineira suspendeu a medida. Mas a prefeitura anunciou que está recorrendo da decisão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca nas Cataratas: Rio Iguaçu está 8 metros abaixo da média

A vazão das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, está um quinto do considerado normal para o período. Na região da Ponte da Amizade, entre a cidade de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai, o nível do Rio Iguaçu está 8 metros e meio abaixo da média dos últimos cinco anos. Os dados são da Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná, publicados nesta semana

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas devem manter pré-natal mesmo durante a pandemia

A pediatra Lilian Sadeck explica que covid não causa prematuridade, mas a complicação na saúde da mãe, devido à doença, pode causar um parto de emergência. Por isso, a especialista destaca a importância de se prevenir contra a covid-19 sem afetar a rotina de pré-natal.

Baixar arquivo
Política

Eletrobras: relator mantém obrigação de compra de energia termelétrica

Senador Marco Rogério (DEM-RO), relator da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras, manteve dispositivo que obriga a União a contratar energia termelétrica movida a gás pelos próximos 15 anos.

Baixar arquivo
Economia

Renda familiar de estagiários é atingida com a pandemia, diz pesquisa

A pesquisa também revelou que 54% dos estagiários mantiveram as atividades no presencial, enquanto que boa parte dos 46% continuaram exercendo as atividades de estágio remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Ex-governador Wilson Witzel vira réu por organização criminosa

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Witzel, sua esposa, Helena Witzel e outras oito pessoas - incluindo empresários, assessores e líder partidário - foi aceita pela Justiça Federal.

Baixar arquivo