Abril verde lembra vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Publicado em 28/04/2021 - 08:06 Por Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje, aposentado depois de perder 25% dos movimentos do braço, após acidente de trabalho, o repórter cinematográfico Marcelo Vasconcelos teve múltiplas fraturas no braço esquerdo, há mais de dez anos, enquanto montava a iluminação de um estúdio de televisão, em Brasília. Em meio a cirurgia e tratamentos, Marcelo, hoje com 52 anos, ficou oito meses afastado do serviço. Ainda assim, conta que teve um longo caminho para garantir os direitos de quem se acidentou durante atividade do trabalho. Ele teve que recorrer a justiça para obter a aposentadoria.

Em todo o mundo, a cada 15 segundos, morre um trabalhador por acidente de trabalho ou doença adquirida no ambiente laboral. Isso supera dois milhões de mortes por ano. A estimativa é da OIT - Organização Internacional do Trabalho - que instituiu o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em 28 de abril. No Brasil, a data lembra o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o mês ganhou cor: é o abril verde.

A Coordenadora do programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho, Delaide Arantes, destaca a responsabilidade de empregadores, em parceria com todas as camadas da sociedade, na defesa do trabalho seguro.

O Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, parceria da OIT com o Ministério Público do Trabalho, aponta que, somente em 2020, mais de 400 mil pessoas se acidentaram durante o exercício da função. E quase duas mil pessoas morreram.

Desde 2012, as atividades de atendimento hospitalar representaram 10% de acidentes desse tipo. Entre 2012 e 2019, a maior parte dos acidentes no local de trabalho foi provocada por máquinas e equipamentos, o equivalente a 15% do total. Em 2020, subiu para 18%.

Os custos ao Estado também são altos, quando o ambiente de trabalho não é seguro para o trabalhador. O Observatório mostra que o INSS desembolsou R$ 100 bilhões, desde 2012, para cobrir gastos referentes a mais de cinco milhões de acidentes e doenças laborais.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relator da PEC dos Precatórios muda texto para viabilizar auxílio

O relator da PEC dos Precatórios apresentou novo texto nesta quinta-feira que altera a regra de correção do teto de gastos para abrir espaço fiscal para novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio oferece atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, de diversas especialidades, e poderá ser presencial ou virtual.

Baixar arquivo
Economia

Aneel autoriza aumento de até 16% na conta de luz em SP, GO e DF

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, autorizou nesta quinta-feira o aumento da conta de luz em até 16% para quase 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank é a instituição que mais tem reclamações no Banco Central

BC divulgou o ranking de reclamações registradas ao longo do terceiro trimestre de 2021. O levantamento aponta quais são as principais insatisfações dos clientes de bancos e empresas financeiras em relação aos serviços prestados por essas instituições.

Baixar arquivo
Geral

SP: Tribunal de Contas faz vistoria em obras paradas no estado

O TCE fez uma vistoria surpresa em obras paradas no estado de São Paulo. E o que se viu foram escolas e creches abandonadas, prédios de unidades de saúde que ficaram pela metade e estruturas de água e esgoto que já deveriam ter sido entregues, mas nunca foram concluídas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido de testes humanos de vacina brasileira em spray

Um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou, nesta quinta-feira, à Anvisa o pedido para testar em voluntários humanos uma nova vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo