Acidentes de trabalho por covid-19 chegam a 4,7% de casos de 2020

Publicado em 26/04/2021 - 18:40 Por Lucas Pordeus Leon - Rádio Nacional - Covid-19

O Brasil registrou 20,797 mil notificações de acidentes de trabalho pela covid-19 em 2020. Isso representa 4,7% do total dos acidentes do ano passado. Foram registrados ainda 51 mil afastamentos em decorrência do novo coronavírus, o que representa 2,2% do total de benefícios previdenciários pagos em 2020.

O procurador do trabalho Luís Fabiano de Assis destacou que a maior parte dos casos registrados de acidentes pelo novo coronavírus foram dos trabalhadores de serviços considerados essenciais, com os técnicos de enfermagem no topo da lista.

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a contaminação pelo novo coronavírus pode configurar acidente de trabalho se a infecção ocorrer durante o exercício profissional.

Historicamente, os profissionais do setor hospitalar sempre têm o maior número de registros de acidentes de trabalho. Porém, em 2020, os casos envolvendo essas categorias da área da saúde cresceram 8% em número absolutos, passando de 11 para 15% do total de acidentes de trabalho notificados.

Isso em um ano onde houve uma queda de 30% no total de acidentes de trabalhos, saindo de mais de 639 mil registros em 2019 para 446 mil acidentes notificados em 2020.

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, destaca que a queda no total de acidentes é um reflexo das medidas de isolamento:

Outro dado que chamou atenção em 2020 foi o aumento de 30% no total de auxílio doença por depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais e comportamentais, chegando a 289 mil casos de afastamento por problemas de saúde mental no primeiro ano da pandemia.

Esses dados são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, organizado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e foram atualizados nesta segunda-feira como preparação para o dia 28 de abril, próxima quinta-feira, que marca o dia mundial em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: Rio retoma aplicação de dose de reforço de vacina em idosos

A volta do calendário foi com as mulheres de 67 anos ou mais. Na sexta-feira (22), será a vez dos homens da mesma faixa etária. No sábado (23) está confirmada a repescagem para todos os idosos, homens e mulheres, a partir dos 67 anos, que ainda não se vacinaram.

Baixar arquivo
Saúde

Pará: iniciativa oferece atendimento médico a indígenas e ribeirinhos

Indígenas e ribeirinhos contam com acesso à saúde sem sair de suas comunidades. A iniciativa atende nesta primeira etapa cerca de 500 indígenas e 1000 ribeirinhos que moram na região das Reservas Extrativistas Rio Iriri, Rio Xingu e Riozinho do Anfrísio, em Altamira, no Pará.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia de Brumadinho completa mil dias e busca de corpos continua

Até agora, 262 vítimas foram encontradas e identificadas. Oito famílias continuam sem poder enterrar seus parentes e permanecem à espera. Ainda não há data para o fim das buscas dos bombeiros.

Baixar arquivo
Saúde

Duque de Caixas (RJ) terá que tomar medidas de contra a covid-19

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cumpra as medidas necessárias para o enfrentamento da covid-19.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro inaugura obra da integração do Rio São Francisco

No sertão paraibano, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou, agora há pouco, a última etapa da obra física do projeto de integração do Rio São Francisco.

Baixar arquivo
Geral

Obra de alargamento em Balneário Camboriú atrai tubarões para orla

A obra consiste em dragar a areia do fundo do mar, o que resulta no aumento da área para lazer e atividades econômicas. E é o movimento da draga, que revolve a areia do fundo da enseada, que acaba por disponibilizar mais alimentos, atraindo os tubarões para a orla.

Baixar arquivo