Acidentes de trabalho por covid-19 chegam a 4,7% de casos de 2020

Publicado em 26/04/2021 - 18:40 Por Lucas Pordeus Leon - Rádio Nacional - Covid-19

O Brasil registrou 20,797 mil notificações de acidentes de trabalho pela covid-19 em 2020. Isso representa 4,7% do total dos acidentes do ano passado. Foram registrados ainda 51 mil afastamentos em decorrência do novo coronavírus, o que representa 2,2% do total de benefícios previdenciários pagos em 2020.

O procurador do trabalho Luís Fabiano de Assis destacou que a maior parte dos casos registrados de acidentes pelo novo coronavírus foram dos trabalhadores de serviços considerados essenciais, com os técnicos de enfermagem no topo da lista.

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a contaminação pelo novo coronavírus pode configurar acidente de trabalho se a infecção ocorrer durante o exercício profissional.

Historicamente, os profissionais do setor hospitalar sempre têm o maior número de registros de acidentes de trabalho. Porém, em 2020, os casos envolvendo essas categorias da área da saúde cresceram 8% em número absolutos, passando de 11 para 15% do total de acidentes de trabalho notificados.

Isso em um ano onde houve uma queda de 30% no total de acidentes de trabalhos, saindo de mais de 639 mil registros em 2019 para 446 mil acidentes notificados em 2020.

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, destaca que a queda no total de acidentes é um reflexo das medidas de isolamento:

Outro dado que chamou atenção em 2020 foi o aumento de 30% no total de auxílio doença por depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais e comportamentais, chegando a 289 mil casos de afastamento por problemas de saúde mental no primeiro ano da pandemia.

Esses dados são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, organizado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e foram atualizados nesta segunda-feira como preparação para o dia 28 de abril, próxima quinta-feira, que marca o dia mundial em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

RJ: Área é cedida ao atendimento integrado de adolescentes infratores

Um mesmo espaço que vai reunir serviços para acolher e atender adolescentes que cometeram algum ato infracional. Esse é o NAI, o Núcleo de Atendimento Integrado. E esse complexo já ganhou endereço certo no Rio de Janeiro: será em um terreno na Leopoldina.

Baixar arquivo
Economia

Caixa antecipa pagamento do auxílio emergencial 2021

Agora, todos os depósitos serão feitos em maio, com crédito liberado no dia 16 para os nascidos em janeiro e em 30 de maio para quem faz aniversário em dezembro. Calendário dos saques também foi antecipado e termina em 17 de junho.

Baixar arquivo
Política

Flordelis depõe em Conselho de Ética da Câmara e diz ser inocente

A deputada federal é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em junho de 2019. Flordelis afirma que é vítima de injustiça e apelou para que seu mandato não fosse cassado.

Baixar arquivo
Geral

DF libera casamentos e aniversários em espaços de eventos

Os salões podem receber público correspondente a 50% de sua capacidade. O horário permitido para os eventos será de 11h até 23h. Não poderá ser montado espaço para dança, e cobrança de ingresso ou qualquer outra contribuição está proibida.

Baixar arquivo
Educação

Empresas privadas vão poder recuperar escolas públicas no Rio

Programa Abrace uma Escola foi lançado nesta quinta-feira (13). O setor privado poderá executar diretamente as obras ou doar equipamentos para o local e também podem envolver organizações parceiras para realizar o serviço.

Baixar arquivo
Esportes

Lista de contemplados do Bolsa Atleta é publicada

São 7.197 esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas. Para receber o pagamento, os atletas precisam assinar um termo de adesão disponível no Ministério da Cidadania.

Baixar arquivo