Acidentes de trabalho por covid-19 chegam a 4,7% de casos de 2020

Publicado em 26/04/2021 - 18:40 Por Lucas Pordeus Leon - Rádio Nacional - Covid-19

O Brasil registrou 20,797 mil notificações de acidentes de trabalho pela covid-19 em 2020. Isso representa 4,7% do total dos acidentes do ano passado. Foram registrados ainda 51 mil afastamentos em decorrência do novo coronavírus, o que representa 2,2% do total de benefícios previdenciários pagos em 2020.

O procurador do trabalho Luís Fabiano de Assis destacou que a maior parte dos casos registrados de acidentes pelo novo coronavírus foram dos trabalhadores de serviços considerados essenciais, com os técnicos de enfermagem no topo da lista.

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a contaminação pelo novo coronavírus pode configurar acidente de trabalho se a infecção ocorrer durante o exercício profissional.

Historicamente, os profissionais do setor hospitalar sempre têm o maior número de registros de acidentes de trabalho. Porém, em 2020, os casos envolvendo essas categorias da área da saúde cresceram 8% em número absolutos, passando de 11 para 15% do total de acidentes de trabalho notificados.

Isso em um ano onde houve uma queda de 30% no total de acidentes de trabalhos, saindo de mais de 639 mil registros em 2019 para 446 mil acidentes notificados em 2020.

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, destaca que a queda no total de acidentes é um reflexo das medidas de isolamento:

Outro dado que chamou atenção em 2020 foi o aumento de 30% no total de auxílio doença por depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais e comportamentais, chegando a 289 mil casos de afastamento por problemas de saúde mental no primeiro ano da pandemia.

Esses dados são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, organizado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e foram atualizados nesta segunda-feira como preparação para o dia 28 de abril, próxima quinta-feira, que marca o dia mundial em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo