AM: Consumo de açaí pode ser a causa de infecção por doença de Chagas

Publicado em 12/04/2021 - 14:39 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O consumo de açaí pode ser a causa recente de casos da doença de Chagas no interior do Amazonas. Três pessoas da mesma família, incluindo uma criança, contraíram a doença na cidade de Ipixuna, na última semana. A Fundação de Vigilância em Saúde do estado investiga os casos que podem ser um alerta para surto da doença.

Os três infectados – uma criança de dez anos, um adulto de 27 e outro de 47 anos – moram na comunidade Igarapé Porto Rico, na zona rural do município.

A Vigilância de Saúde também informou que está fazendo orientação sanitária para produtores de açaí do município. O Chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Fundação, Elder Figueira,que é importante iniciar as investigações e orientar os produtores de forma rápida para evitar surtos da doença.

No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença de Chagas se dá pelo consumo de açaí contaminado pelo parasita Trypanossoma cruzi. Além da via oral - consumindo alimentos contaminados como o açaí, caldo de cana, leite cru - há também a transmissão vetorial, que ocorre no contato com as fezes do inseto barbeiro, a transmissão vertical, quando a mulher transmite para o bebê durante a gravidez; e ainda aquela por meio de transfusão de sangue ou no contato com pele ferida.

Em 2006 o Brasil recebeu certificação internacional por conseguir interromper a transmissão por meio do inseto. Mas, segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2010 e 2019, foram registrados casos agudos da doença de Chagas na maioria dos estados brasileiros. Cerca de 84%, estão na região Norte.

A doença de Chagas provoca febre, dor de cabeça e inchaço, e na fase crônica, com o passar dos anos, pode causar insuficiência cardíaca e problemas digestivos. O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo