AM: Consumo de açaí pode ser a causa de infecção por doença de Chagas

Publicado em 12/04/2021 - 14:39 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O consumo de açaí pode ser a causa recente de casos da doença de Chagas no interior do Amazonas. Três pessoas da mesma família, incluindo uma criança, contraíram a doença na cidade de Ipixuna, na última semana. A Fundação de Vigilância em Saúde do estado investiga os casos que podem ser um alerta para surto da doença.

Os três infectados – uma criança de dez anos, um adulto de 27 e outro de 47 anos – moram na comunidade Igarapé Porto Rico, na zona rural do município.

A Vigilância de Saúde também informou que está fazendo orientação sanitária para produtores de açaí do município. O Chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Fundação, Elder Figueira,que é importante iniciar as investigações e orientar os produtores de forma rápida para evitar surtos da doença.

No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença de Chagas se dá pelo consumo de açaí contaminado pelo parasita Trypanossoma cruzi. Além da via oral - consumindo alimentos contaminados como o açaí, caldo de cana, leite cru - há também a transmissão vetorial, que ocorre no contato com as fezes do inseto barbeiro, a transmissão vertical, quando a mulher transmite para o bebê durante a gravidez; e ainda aquela por meio de transfusão de sangue ou no contato com pele ferida.

Em 2006 o Brasil recebeu certificação internacional por conseguir interromper a transmissão por meio do inseto. Mas, segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2010 e 2019, foram registrados casos agudos da doença de Chagas na maioria dos estados brasileiros. Cerca de 84%, estão na região Norte.

A doença de Chagas provoca febre, dor de cabeça e inchaço, e na fase crônica, com o passar dos anos, pode causar insuficiência cardíaca e problemas digestivos. O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo lança campanha para combater violência contra menores

Esta terça-feira é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar arquivo
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo