Anvisa alerta sobre riscos no uso indiscriminado de medicamentos

Publicado em 06/04/2021 - 20:26 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa está preocupada com as reações adversas que o uso indiscriminado de medicamentos pode provocar. O alerta está em comunicado divulgado pela agência nessa segunda-feira. O documento lista as situações em que o abuso pode ocorrer, entre elas a “automedicação”.

Ademar Carlos Augusto, do Conselho Federal de Medicina, diz que tomar medicamento por conta própria é arriscado e está mais grave com a pandemia.

Mas o comunicado também apresenta outra prática que pode resultar em vários efeitos adversos como a “falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas”. Para o presidente da Associação Médica Brasileira, Cesar Eduardo Fernandes, o comunicado marca uma posição da Anvisa em relação ao coquetel de medicamentos que tem sido preconizado no tratamento precoce da covid-19, o chamado kit covid.

Segundo o sistema de notificações de farmacovigilância da Anvisa, o número de registros de reações adversas pelo uso da Cloroquina saltou de 30 em 2019 para 242 em 2020, um aumento de mais de 800%. O medicamento também passou a encabeçar a lista dos medicamentos com maior número de reações adversas.. No comunicado a Anvisa também pede que médicos e pacientes relatem à agência efeitos adversos pelo uso de medicamentos.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta: é preciso ação compartilhada no combate à covid

Uma nota técnica da  Fiocruz alerta para a importância de decisões compartilhadas e coordenadas entre governo federal, estados e municípios para melhorar o fluxo de atendimentos para os pacientes com a covid -19.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas denunciam troca de ouro por vacina para garimpeiros em RR

Ministério da Saúde investiga o caso. Se a suspeita se confirmar, profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami podem ser desligados.

Baixar arquivo
Geral

Governo volta a suspender regra do tempo máximo de atendimento em SAC

Cliente deveria esperar até 60 segundos para falar com atendente, mas Ministério da Justiça acabou com essa exigência por 120 dias em função da pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha com a Turma da Mônica defende a importância das vacinas

Instituto Butantan, Sanofi Pasteur e Turma da Mônica se unem em campanha de apoio à vacinação. “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, esse é o nome da nova aventura da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza.

Baixar arquivo
Educação

Pais devem monitorar escolha de plataforma de aulas online por escolas

Especialista alerta para falhas de segurança e exploração de dados. Episódio recente de exibição de vídeo pornográfico para alunos do 6º ano do ensino fundamental demonstra importância de unidade de ensino se preocupar com o tema.

Baixar arquivo
Educação

Primeira turma com currículo do novo ensino médio se forma

São 198 alunos que cursaram eletrotécnica em um projeto piloto do Sesi e do Senai - mais de 80% deles originários de escolas públicas. Estudantes falam sobre empregabilidade após conclusão da etapa de ensino.

Baixar arquivo