Anvisa alerta sobre riscos no uso indiscriminado de medicamentos

Publicado em 06/04/2021 - 20:26 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa está preocupada com as reações adversas que o uso indiscriminado de medicamentos pode provocar. O alerta está em comunicado divulgado pela agência nessa segunda-feira. O documento lista as situações em que o abuso pode ocorrer, entre elas a “automedicação”.

Ademar Carlos Augusto, do Conselho Federal de Medicina, diz que tomar medicamento por conta própria é arriscado e está mais grave com a pandemia.

Mas o comunicado também apresenta outra prática que pode resultar em vários efeitos adversos como a “falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas”. Para o presidente da Associação Médica Brasileira, Cesar Eduardo Fernandes, o comunicado marca uma posição da Anvisa em relação ao coquetel de medicamentos que tem sido preconizado no tratamento precoce da covid-19, o chamado kit covid.

Segundo o sistema de notificações de farmacovigilância da Anvisa, o número de registros de reações adversas pelo uso da Cloroquina saltou de 30 em 2019 para 242 em 2020, um aumento de mais de 800%. O medicamento também passou a encabeçar a lista dos medicamentos com maior número de reações adversas.. No comunicado a Anvisa também pede que médicos e pacientes relatem à agência efeitos adversos pelo uso de medicamentos.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Desabamento em Ninópolis (RJ) deixa um morto e três feridos

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas no desabamento de um prédio na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Gustavo Amorim, de 26 anos, não resistiu aos ferimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Idosos e profissionais da área de saúde começaram a receber a 3ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Empresa Brasil de Comunicação completa 14 anos

A estatal foi criada durante o 1°Fórum Nacional de TVs Públicas, em 2007, a partir da incorporação da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Baixar arquivo
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo