Boletim da Fiocruz aponta queda no número de casos e óbitos por covid

Publicado em 29/04/2021 - 16:55 Por Cristiane Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Caiu o número de casos e de óbitos e redução das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos, aponta o boletim extraordinário do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz. No entanto, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, os níveis permanecem em patamares críticos, e a taxa de letalidade preocupa.

Dados comparativos mostram que, no fim do ano passado, esse indicador aumentou de  2 para 3% na Semana Epidemiológica 11, que vai de 14 a 20 de março. E subiu para 4,4% na última Semana Epidemiológica 15, de 18 a 24 de abril.

Segundo o boletim, a taxa de casos confirmados diminuiu para 1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos caiu 1,8 % ao dia. Pesquisadores do Observatório Covid-19, revelam que houve uma ligeira tendência de queda, mas ainda não representa contenção da epidemia.

O pesquisador Daniel Villela, coordenador do programa de Computação Científica da Fiocruz, explica que o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020. Porém, com números muito mais elevados de casos graves e de óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. Villela avalia que a flexibilização das medidas restritivas devem ser monitoradas para evitar a retomada da aceleração da transmissão.

O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 chama ainda a atenção para a queda na taxa de ocupação de leitos nos estados de Rondônia e do Acre, mesmo que continuem na zona de alerta crítico; a passagem de Alagoas da zona de alerta crítico para a de alerta intermediário e a saída da Paraíba da zona de alerta.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo