Boletim da Fiocruz aponta queda no número de casos e óbitos por covid

Publicado em 29/04/2021 - 16:55 Por Cristiane Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Caiu o número de casos e de óbitos e redução das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos, aponta o boletim extraordinário do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz. No entanto, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, os níveis permanecem em patamares críticos, e a taxa de letalidade preocupa.

Dados comparativos mostram que, no fim do ano passado, esse indicador aumentou de  2 para 3% na Semana Epidemiológica 11, que vai de 14 a 20 de março. E subiu para 4,4% na última Semana Epidemiológica 15, de 18 a 24 de abril.

Segundo o boletim, a taxa de casos confirmados diminuiu para 1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos caiu 1,8 % ao dia. Pesquisadores do Observatório Covid-19, revelam que houve uma ligeira tendência de queda, mas ainda não representa contenção da epidemia.

O pesquisador Daniel Villela, coordenador do programa de Computação Científica da Fiocruz, explica que o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020. Porém, com números muito mais elevados de casos graves e de óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. Villela avalia que a flexibilização das medidas restritivas devem ser monitoradas para evitar a retomada da aceleração da transmissão.

O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 chama ainda a atenção para a queda na taxa de ocupação de leitos nos estados de Rondônia e do Acre, mesmo que continuem na zona de alerta crítico; a passagem de Alagoas da zona de alerta crítico para a de alerta intermediário e a saída da Paraíba da zona de alerta.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo