Brasília 61 anos: sistema público de saúde da capital foi pioneiro

Saúde pública priorizou postos de saúde e atendimento comunitário

Publicado em 22/04/2021 - 10:41 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No aniversário de 61 anos de Brasília, nessa quarta-feira (21), contamos um pouco sobre como a saúde pública na capital foi pioneira para hoje ser fundamental no combate à pandemia.

No nascimento da cidade, em 1960, foi adotado um sistema público gratuito e universal, tendo como grande centro o Hospital de Base e a previsão de construção de hospitais regionais e rurais. Isso tudo antes da Constituição Federal de 1988 criar o SUS e garantir a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Mas com o crescimento desordenado do Distrito Federal, que pulou de 140 mil habitantes em 1960 para mais de um milhão em 1980, a demanda pelos serviços públicos de saúde explodiu.

No final da década de 1970, de forma pioneira, o médico e então secretário de saúde, Jofran Frejat, transformou o sistema, priorizando os postos de saúde e o atendimento comunitário. Tudo inspirado no sistema público inglês.

Com a redemocratização do país, Brasília foi a sede da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que lançou as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição de 1988, também inspirada no modelo da capital, como explica a presidenta do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues.

Hoje, com mais de três milhões de habitantes, a capital federal conta, na rede pública, com 172 postos de saúde, seis UPAs e 16 hospitais, tendo a saúde da família como eixo de atuação. Mas mesmo com uma boa estrutura e experiências pioneiras, a insatisfação com o sistema de saúde é recorrente entre a população. Para Jeovânia Rodrigues, é preciso repensar a rede de saúde para atender as pessoas.

O Distrito Federal deve chegar nos próximos dias a 400 mil contaminados e 7.500 mortos pela covid, em plena flexibilização do isolamento pelo governo. Desde março, as UTIs continuam superlotadas, com fila de espera de mais de duas centenas de pessoas.

Para a professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília, Leila Gottems, as respostas do governo são pouco coordenadas e seria preciso fortalecer a assistência primária para um melhor atendimento da população na pandemia.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em entrevista à Rádio Nacional nessa quarta-feira, disse que a situação crítica da pandemia deve continuar nos próximos meses.

E segundo o governo do DF, as cirurgias eletivas, não emergenciais, continuam suspensas na rede pública devido a pandemia, com exceção das cardiovasculares, oncológicas e transplantes.

Edição: Roberto Piza / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo