Butantan pede autorização para iniciar testes da ButanVac em humanos

Estudo da vacina nacional precisa ser aprovado pela Anvisa

Publicado em 23/04/2021 - 19:55 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Instituto Butantan entrou com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes da vacina ButanVac em humanos.

O pedido é para fazer os testes das fases 1 e 2 da vacina, que medem a segurança e a eficácia do imunizante.

Pela previsão do diretor do instituto, Dimas Covas, depois de autorizados os estudos, os primeiros resultados podem ser conhecidos em um prazo de 17 semanas, cerca de 4 meses. Ele pediu agilidade da agência na análise.

Seguindo essa previsão, se a Anvisa aprovar o início dos testes na semana que vem, em setembro já poderia ser feito o pedido de uso emergencial.

Apesar do pedido de agilidade, o Butantan demorou quase um mês para encaminhar para a Anvisa toda a documentação do pedido. Esse pedido de autorização foi aberto no dia 26 de março e, segundo a Anvisa, a solicitação de complementação de informações foi feita no dia 29.

A Agência informou que o prazo de análise do pedido é de 72 horas.

Entre as informações que faltavam na primeira requisição estavam detalhes sobre o perfil dos voluntários e locais onde serão feitos os testes.

Dimas Covas explicou que os voluntários devem ser pessoas adultas, inclusive aquelas que já foram vacinadas ou que já tiveram contato com o vírus. Não foram divulgados os locais onde serão feitos os testes.

O instituto prometeu começar a produção da ButanVac a partir de junho, mesmo antes dos primeiros resultados dos testes. A expectativa é ter 40 milhões de doses prontas a partir de julho.

A vantagem da ButanVac, caso ela se mostre eficiente contra o coronavírus, é que o ingrediente básico para a produção da vacina, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), seria fabricado pelo próprio Butantan, sem a necessidade de importação.

A CoronaVac, por exemplo, chegou a ter produção suspensa pelo Butantan por atrasos na entrega do IFA, que é fabricado na China. Nesse momento, o Brasil aguarda a chegada de mais de 3 mil litros do insumo para a fabricação de cerca de 5 milhões de doses da vacina, mas ainda não foi definido um prazo para a entrega.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo