Cartórios do RJ registram aumento de mortes por covid entre os jovens

Publicado em 27/04/2021 - 16:54 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dados dos cartórios do Rio de Janeiro mostram que a proporção de mortes por covid-19 tem diminuído entre a população de 70 a 99 anos e aumentado nas faixas mais jovens. A redução chega a 48% no caso das pessoas entre 80 e 89 anos. Os óbitos que nesta parcela respondiam, em média, por cerca de 20% do total, mas em abril caíram para 10,5%.

Por outro lado, a quantidade de mortes na faixa etária dos 40 aos 49 anos deu um salto de 63% em relação à média. A proporção, que vem aumentando desde fevereiro, se aproximou de 10% nos primeiros dias de abril. A média desde o início da pandemia era de 6%.

O coordenador do projeto "Monitora Covid-19", da Fundação Oswaldo Cruz, Christovam Barcellos, afirma que também tem percebido essa tendência nos dados colhidos pela ferramenta. E acredita que ela pode ser uma comprovação da eficácia da vacina, ao mesmo tempo em que reforça como as medidas de isolamento social ainda são necessárias.

Na capital do estado, por exemplo, onde a campanha de vacinação está mais avançada, a proporção de óbitos entre os maiores de 80 anos caiu de uma média de 32% para 16% este mês.

Isso parece ser corroborado pelos dados dos cartórios que mostram que as mortes também subiram entre as pessoas mais jovens, que nunca foram vistas como grupo de risco para a covid. Os óbitos na faixa de 30 a 39 anos, que representavam, em média, 2,8% do total, subiram para 4,2% em abril.

Além disso, os dados mostram como é importante completar o esquema vacinal, recebendo duas doses da vacina e mantendo todos os cuidados possíveis, até que o corpo produza a resposta imunológica.

A população entre 60 e 69 anos, que faz parte do grupo de risco, e começou a ser imunizada nas últimas semanas, ainda é a mais afetada pelas formas graves da doença.

Na primeira quinzena deste mês, 28% dos óbitos ocorreram nessa faixa etária, um aumento de quase 10% com relação a março.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo