Estados relaxam medidas restritivas neste fim de semana

Conheça as mudanças em quatro estados

Publicado em 24/04/2021 - 15:56 Por Nelson Lin - São Paulo

Neste fim de semana alguns estados anunciaram relaxamento de medidas restritivas. No Rio Grande do Sul, apesar de o estado permanecer ainda na bandeira preta, nível máximo de restrições, haverá ampliação do horário de atendimento dos restaurantes, agora eles poderão fechar às 22h. Além disso, a partir da segunda feira, alguns museus do estado reabrirão, com capacidade reduzida. O estado está com uma ocupação de leitos de UTI de 85,5%,

Em Santa Catarina, neste fim de semana ainda não será permitida a permanência de pessoas na praia e em outros espaços públicos; mas, a partir de segunda-feira a população poderá usufruir de parques e balneários, sem aglomerações. Santa Catarina tem uma taxa de ocupação de leitos UTI do SUS em 94,57%, com 64 pacientes na fila de espera 

Já o estado do Espírito Santo, a região da Grande Vitória saiu da classificação de risco extremo e foi para risco alto nessa sexta feira. Com a nova classificação, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar em qualquer dia da semana e os restaurantes e bares voltam a atender os clientes presencialmente; mas, obedecendo a regra de 1 pessoa a cada 5 metros quadrados e distanciamento de 2 metros entre as mesas. A taxa de ocupação de UTI no estado é de 87%.

Já na cidade do Rio de Janeiro, ainda não haverá praia autorizada para o carioca neste fim de semana. Apenas a área do aterro do Flamengo estará aberta para atividades físicas e de lazer. Quem quiser passear ou fazer atividades físicas na praia, poderá fazer a partir da segunda feira. Continua proibida a permanência de pessoas em áreas públicas das 23h até às 5h do dia seguinte. A capital fluminense está com taxa de ocupação de leitos de UTI em 86% e uma fila de espera de 36 pessoas.

Edição: Francisco Marques - editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo