Fiocruz alerta sobre fake news de receitas anticovid

Publicado em 01/04/2021 - 20:16 Por Vanessa Léda - Repórter da TV Brasil - Brasília

Em vídeo, que circula por aplicativos de mensagens, um homem afirma que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta a inalação de uma mistura de água sanitária, bicarbonato de sódio e água, para quem está infectado pela covid-19. A Fiocruz afirma que o vídeo é fake news e que não recomenda nenhum tipo de inalação com produtos químicos. 

O uso de nomes de instituições de credibilidade em vídeos como esse confunde as pessoas e dá a impressão de que existe embasamento científico nessas receitas caseiras. Mas é preciso ter cuidado e buscar a confirmação dessas informações.

E existem muitas outras dicas falas de nebulização pela internet. Alguns vídeos recomendam o uso de água oxigenada no lugar da água sanitária. Há também orientações de triturar e diluir o comprimido de cloroquina para inalação. Michelle Nunes, presidente do Departamento de Farmácia da Associação de Medicina Intensiva de Brasília (AMIB-DF). destaca que essas sugestões não tem comprovação científica e todas representam perigo para a saúde, além de agravar os sintomas da covid-19.

O Conselho Federal de Química (CFQ) vê com preocupação a disseminação dessas receitas perigosas. O conselheiro Wagner Contreira alerta para a facilidade de acesso a esses produtos, usados no dia a dia, dentro de casa. 

Para evitar a covid, valem as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, produtos e superfícies. Em caso de contaminação, busque ajuda de um médico e não se automedique.

Edição: Beatriz Arcoverde com colaboração de Simone Magalhães

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 45 mil casos de covid-19 entre 11/02 e 17/02

Quase 200 pessoas morreram por causa da doença este ano, de acordo com o Ministério da Saúde. A recomendação é manter a vacinação em dia e usar máscaras, sobretudo quem faz parte dos grupos de risco

Baixar arquivo
Internacional

Guterres afirma que falta de ação enfraquece Conselho de Segurança

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, falou na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública diminui em janeiro em relação a dezembro de 2023

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Tesouro Nacional, ligado Ministério da Fazenda. A Dívida Pública Federal ficou em R$ 6,450 trilhões, incluídos os débitos do governo no Brasil e no exterior.

Baixar arquivo
Política

PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Em ato na Paulista, o ex-presidente admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

A elevação dos níveis dos rios e igarapés provocou as inundações na região. Na capital, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e chegou a 15,92 metros. 

Baixar arquivo
Economia

Apesar da queda da Selic, bancos mantêm juros de empréstimos

Quatro dos maiores bancos do Brasil não mexeram nos juros cobrados em empréstimos pessoais entre janeiro e fevereiro. Essa informação é do Procon de São Paulo, que fez uma pesquisa com os seis principais bancos do país.

Baixar arquivo