Fiocruz alerta sobre fake news de receitas anticovid

Publicado em 01/04/2021 - 20:16 Por Vanessa Léda - Repórter da TV Brasil - Brasília

Em vídeo, que circula por aplicativos de mensagens, um homem afirma que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta a inalação de uma mistura de água sanitária, bicarbonato de sódio e água, para quem está infectado pela covid-19. A Fiocruz afirma que o vídeo é fake news e que não recomenda nenhum tipo de inalação com produtos químicos. 

O uso de nomes de instituições de credibilidade em vídeos como esse confunde as pessoas e dá a impressão de que existe embasamento científico nessas receitas caseiras. Mas é preciso ter cuidado e buscar a confirmação dessas informações.

E existem muitas outras dicas falas de nebulização pela internet. Alguns vídeos recomendam o uso de água oxigenada no lugar da água sanitária. Há também orientações de triturar e diluir o comprimido de cloroquina para inalação. Michelle Nunes, presidente do Departamento de Farmácia da Associação de Medicina Intensiva de Brasília (AMIB-DF). destaca que essas sugestões não tem comprovação científica e todas representam perigo para a saúde, além de agravar os sintomas da covid-19.

O Conselho Federal de Química (CFQ) vê com preocupação a disseminação dessas receitas perigosas. O conselheiro Wagner Contreira alerta para a facilidade de acesso a esses produtos, usados no dia a dia, dentro de casa. 

Para evitar a covid, valem as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, produtos e superfícies. Em caso de contaminação, busque ajuda de um médico e não se automedique.

Edição: Beatriz Arcoverde com colaboração de Simone Magalhães

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo
Saúde

Aeroporto de Confins concentra maiores amostras da covid-19

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Baixar arquivo
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo