Fiocruz será inspecionada para fabricar IFA da vacina de Oxford

Início da produção depende de certificação da Anvisa

Publicado em 23/04/2021 - 12:41 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Biomanguinhos, da Fiocruz, será inspecionado na semana que vem, para que possa fabricar o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina de Oxford/Astrazeneca. O início da produção do IFA- considerado o coração da vacina, responsável pela resposta imunológica no organismo contra o coronavírus - depende de certificação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Atualmente, a Fiocruz está produzindo a vacina a partir do ingrediente importado da China, o que continuará sendo feito ao longo deste primeiro semestre. Mas o acordo firmado com a Astrazeneca prevê a produção 100% nacional a partir da segunda metade do ano. De acordo com o diretor de Biomanguinhos, Maurício Zuma, a negociação para a transferência de tecnologia está em fase final.

Com a assinatura do contrato e a certificação da Anvisa, a Fiocruz espera começar os trabalhos já no mês de maio, considerando o longo tempo necessário até que se tenha a vacina pronta, testada e de acordo com os padrões internacionais.

Após todos esses processos, a previsão é de que os primeiros lotes da vacina 100% nacional sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações no mês de outubro. E somente este ano, a Fiocruz espera fabricar 110 milhões de doses desta maneira, além das 100 milhões que devem ser produzidas com o IFA importado, neste primeiro semestre. 

Edição: Paula de Castro / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo