Infectologista esclarece dúvidas para evitar contágio do coronavírus

Principal cuidado deve ser sempre a higiene das mãos

Publicado em 15/04/2021 - 12:13 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na casa da Mafalda Silveira as janelas estão sempre abertas e ela fica de olho na limpeza dos ambientes. Desde que começou a pandemia, ela adotou hábitos diferentes para se preservar.

E será que esses cuidados da Mafalda são mesmo necessários? A pandemia do coronavírus trouxe preocupações que antes passavam batido, como a limpeza mais frequente da casa, a higiene de compras de mercado e até dos sapatos. Qual é o risco de pegar o coronavírus numa superfície contaminada como elevador ou mesa de um restaurante? E os itens que trazemos para casa? Precisam ser limpos com álcool também?

A infectologista Joana D'Arc esclareceu algumas dessas dúvidas. Ela explicou que as superfícies são meios indiretos de transmissão e que o principal cuidado deve ser sempre a higiene das mãos.

Joana defende que, além da limpeza das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social ainda são as medidas mais eficazes para evitar o contágio do coronavírus. Mas alguns outros cuidados devem ser mantidos. Ela explica o que precisa e o que não precisa ser feito.

 De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 13,7 milhões de contaminados pela covid-19 e 362 mil pessoas morreram pela doença. 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Mulheres encontram dificuldades para conciliar maternidade e emprego

Uma pesquisa de doutorado acompanhada pela Fundação Getúlio Vargas, retrata que 40% das mulheres saem do mercado formal de emprego depois de serem mães e esse número se mantém por 5 anos após o nascimento dos filhos.

Baixar arquivo
Geral

Satélites em órbita fazem parte da nossa realidade, diz especialista

Os satélites não são apenas importantes para as telecomunicações, são essenciais. Sem eles, você não estaria acompanhando essa reportagem agora.

Baixar arquivo
Geral

Senado aprova projeto que beneficia vítimas de violência doméstica

A proposta reserva 10% das unidades habitacionais  às mulheres vítimas de violência em programas de habitação financiados com recursos públicos, como o Casa Verde e Amarela.

Baixar arquivo
Política

Caixa disponibilizará R$ 15 bilhões em crédito para o agronegócio

A Caixa Econômica Federal vai fazer parte do Plano Safra, o programa que disponibiliza crédito para o agronegócio. É a primeira vez que o banco integra o financiamento da safra nacional com uma linha de crédito que será destinado aos pequenos e médios produtores.

Baixar arquivo
Esportes

Palmeiras vence Santos por 3 a 2

O Palmeiras venceu o Santos por 3 a 2, pelo campeonato paulista. E neste sábado (8) teremos campeonato carioca, com Vasco e Madureira e Flamengo e Volta Redonda. 

Confira as informações do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Domingo é Dia das Mães e as que estão em home office superam desafios

Com a pandemia, veio a realidade do home office.Com mudanças tão desafiadoras na rotina, a psicóloga Carla Antloga, avalia ser difícil que isso não afete na produtividade, mas a sociedade, empresas e órgãos precisam olhar os prazos e demandas das mães de formas diferentes e com empatia.

Baixar arquivo