Infectologista esclarece dúvidas para evitar contágio do coronavírus

Principal cuidado deve ser sempre a higiene das mãos

Publicado em 15/04/2021 - 12:13 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na casa da Mafalda Silveira as janelas estão sempre abertas e ela fica de olho na limpeza dos ambientes. Desde que começou a pandemia, ela adotou hábitos diferentes para se preservar.

E será que esses cuidados da Mafalda são mesmo necessários? A pandemia do coronavírus trouxe preocupações que antes passavam batido, como a limpeza mais frequente da casa, a higiene de compras de mercado e até dos sapatos. Qual é o risco de pegar o coronavírus numa superfície contaminada como elevador ou mesa de um restaurante? E os itens que trazemos para casa? Precisam ser limpos com álcool também?

A infectologista Joana D'Arc esclareceu algumas dessas dúvidas. Ela explicou que as superfícies são meios indiretos de transmissão e que o principal cuidado deve ser sempre a higiene das mãos.

Joana defende que, além da limpeza das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social ainda são as medidas mais eficazes para evitar o contágio do coronavírus. Mas alguns outros cuidados devem ser mantidos. Ela explica o que precisa e o que não precisa ser feito.

 De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 13,7 milhões de contaminados pela covid-19 e 362 mil pessoas morreram pela doença. 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo