Medicamentos do kit intubação doados pela Espanha chegam ao Brasil

São 80 mil anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares

Publicado em 27/04/2021 - 21:55 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Chegaram ao Brasil os 80 mil medicamentos do chamado kit intubação que foram doados pela Espanha.

A carga chegou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nessa terça-feira (27) e, segundo o Ministério da Saúde, vai ficar armazenada no centro de logística do próprio ministério, próximo ao aeroporto, para em seguida ser distribuída nas unidades de saúde que enfrentam problemas de abastecimento.

São 6 toneladas de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Medicamentos básicos para garantir a intubação dos pacientes, um procedimento doloroso e muito desconfortável, e que para ser feito exige que a pessoa esteja desacordada e anestesiada.

Em Brasília, ao lado do embaixador da Espanha, Fernando Garcia, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agradeceu a ajuda.

Há mais de um mês, hospitais no país inteiro vem enfrentando problemas de abastecimento desses medicamentos.

Na segunda-feira, na capital paulista, médicos do hospital de Brasilândia, na zona norte da cidade, denunciaram que estão precisando amarrar os pacientes porque, apesar de ainda haver medicamentos do kit intubação, faltam sedativos para manter as pessoas intubadas desacordadas.

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o hospital de referência para covid-19 bloqueou novas internações na UTI por falta de medicamentos. Nessa terça-feira, a Secretaria de Saúde do Amazonas anunciou um plano para tentar evitar o desabastecimento. Segundo a secretaria, os estoques são suficientes para 30 dias.

Nós entramos em contato com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e com o Conselho de Secretários de Saúde (Conass), questionando qual o déficit desses medicamentos no país. Eles informaram que esse levantamento é feito periodicamente, mas um acordo firmado com o governo federal autoriza que a informação seja divulgada apenas pelo Ministério da Saúde. Nós entramos em contato com o ministério, que prometeu dar a informação até essa quarta-feira.

Nessa terça-feira, só o estado de São Paulo tinha mais de 10,4 mil pessoas internadas em UTIs.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo lança campanha para combater violência contra menores

Esta terça-feira é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar arquivo
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo