Medicamentos do kit intubação doados pela Espanha chegam ao Brasil

São 80 mil anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares

Publicado em 27/04/2021 - 21:55 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Chegaram ao Brasil os 80 mil medicamentos do chamado kit intubação que foram doados pela Espanha.

A carga chegou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nessa terça-feira (27) e, segundo o Ministério da Saúde, vai ficar armazenada no centro de logística do próprio ministério, próximo ao aeroporto, para em seguida ser distribuída nas unidades de saúde que enfrentam problemas de abastecimento.

São 6 toneladas de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Medicamentos básicos para garantir a intubação dos pacientes, um procedimento doloroso e muito desconfortável, e que para ser feito exige que a pessoa esteja desacordada e anestesiada.

Em Brasília, ao lado do embaixador da Espanha, Fernando Garcia, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agradeceu a ajuda.

Há mais de um mês, hospitais no país inteiro vem enfrentando problemas de abastecimento desses medicamentos.

Na segunda-feira, na capital paulista, médicos do hospital de Brasilândia, na zona norte da cidade, denunciaram que estão precisando amarrar os pacientes porque, apesar de ainda haver medicamentos do kit intubação, faltam sedativos para manter as pessoas intubadas desacordadas.

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o hospital de referência para covid-19 bloqueou novas internações na UTI por falta de medicamentos. Nessa terça-feira, a Secretaria de Saúde do Amazonas anunciou um plano para tentar evitar o desabastecimento. Segundo a secretaria, os estoques são suficientes para 30 dias.

Nós entramos em contato com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e com o Conselho de Secretários de Saúde (Conass), questionando qual o déficit desses medicamentos no país. Eles informaram que esse levantamento é feito periodicamente, mas um acordo firmado com o governo federal autoriza que a informação seja divulgada apenas pelo Ministério da Saúde. Nós entramos em contato com o ministério, que prometeu dar a informação até essa quarta-feira.

Nessa terça-feira, só o estado de São Paulo tinha mais de 10,4 mil pessoas internadas em UTIs.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Dívidas têm prazos para serem cobradas judicialmente

Apesar disso, o débito não deixa de existir e o credor pode cobrar os valores de maneira administrativa, sem excessos.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Grêmio e avança para semifinal da Copa do Brasil

Os rubro-negros derrotaram os tricolores por 2 a 0, nessa quarta-feira (15), com dois gols de Pedro. A equipe carioca já havia vencido o confronto de ida por 4 a 0.

Baixar arquivo
Geral

Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

De maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia.

Baixar arquivo
Economia

Câmara do DF aprova redução na alíquota do ICMS para combustível

A estimativa é que o preço final da gasolina e do álcool caia 7%, e o do diesel caia 11%.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético (MG), Fortaleza e Flamengo se classificam na Copa do Brasil

Copa do Brasil: o Atlético Mineiro garantiu vaga nas semifinais ao bater o Fluminense por 1 a 0 e vai encarar o Fortaleza que venceu o São Paulo por 3 a 1. O Flamengo, no Maracanã com público, venceu o Grêmio por 2 a 0, está classificado e vai enfrentar a equipe do Athletico Paranaense.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto do novo Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira, a votação do Projeto de Lei Complementar do novo Código Eleitoral. O texto agora segue para análise do Senado.

Baixar arquivo