Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para a covid

Publicado em 16/04/2021 - 19:41 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional com produção de Michele Moreira - Brasília

Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para a covid-19. É o que aponta estudo israelense publicado esta semana no periódico científico americano Jama. Os anticorpos no leite materno sugerem potencial efeito protetor contra a infecção em bebês, mas ainda são necessários mais estudos.

A pesquisa acompanhou um grupo de 84 mulheres em Israel; todas haviam recebido duas doses da vacina Pfizer Biontech com 21 dias de intervalo. Nas amostras de leite materno foram encontrados anticorpos IgA e IgG, específicos para o novo coronavírus, seis semanas após a vacinação.

O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago, explica que bebês ficam protegidos contra muitas doenças através de anticorpos presentes no leite materno, como indica a pesquisa. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou documento científico no qual recomenda que mulheres que amamentam devem ser vacinadas.  Além disso, o pediatra Luciano Borges Santiago destaca que a orientação para mães com testes positivos para o novo coronavírus é a de amamentar, com a possibilidade transmissão de anticorpos para a doença.

O especialista reforça que não é recomendado o aleitamento cruzado, ou seja, uma mãe que tenha tomada vacina contra covid-19 não deve amamentar bebês de outras mulheres com a intenção de prevenir o novo coronavírus. A Sociedade Brasileira de Pediatria explica que cada mulher deve amamentar seu próprio bebê ou doar o leite para um banco de leite, onde ele é pasteurizado e distribuído para os bebês que necessitam de fato.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova projeto para combater superendividamento de consumidores

A matéria segue para apreciação do Senado Federal. O projeto de lei prevê o direito a uma renegociação com todos os credores a partir da mediação de um juiz  Na audiência, o consumidor pode apresentar um plano com prazo máximo de 5 anos para quitação das dívidas.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio retoma vacinação contra a covid-19 em grávidas

A vacinação para este grupo, por orientação do Ministério da Saúde, é apenas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Baixar arquivo
Geral

No Dia da Enfermagem, profissionais defendem piso salarial nacional

A crise sanitária causada pela covid-19 continua sendo um grande desafio para as pessoas, para o governo e para os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, que enfrentam a batalha pela vida de seus pacientes.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2021: delegação brasileira vai ser vacinada contra a covid-19

Todos brasileiros envolvidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio serão vacinados a partir do dia 14 de maio. O acordo foi feito entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério da Cidadania

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Internacional perde para o Deportivo Táchira

Copa Libertadores da América:  Nessa terça-feira, o Internacional perdeu para o Deportivo Táchira por 2 a 1 e o Santos venceu o Boca Juniors por 1 a 0.

Confira os resultados dos jogos com Bruno Mendes.  

 

Baixar arquivo
Saúde

Governo libera R$ 909 milhões para combate à covid na atenção primária

A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS); o atendimento é feito mais próximo das comunidades, como nas Unidades de Saúde da Família.

Baixar arquivo