Uma pesquisa confirmou a primeira morte de um homem após reinfecção por uma variante diferente do coronavírus no país. O estudo de pesquisadores da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, registrou o óbito de uma pessoa que se contaminou por diferentes tipos da Covid.
O paciente foi infectado em novembro de 2020 pela variante P1, surgida no Amazonas, mas não apresentou sintomas. Três meses depois, em março, foi infectado novamente, dessa vez pela variante P2, descoberta inicialmente no Rio de Janeiro.
O homem, que tinha tinha 39 anos e histórico de doença crônica no coração e diabetes, apresentou falta de ar e dificuldade respiratória. Foi intubado em uma UTI, mas não resistiu.
O professor Fernando Spilki, da Feevale, diz que a pesquisa conseguiu detectar que a variante P1, do Amazonas, chegou ao estado no final do ano e se espalhou em 2021.
Para os pesquisadores, a confirmação da reinfecção por diferentes variantes do coronavírus reforça a necessidade da população ampliar as medidas de higiene e isolamento.