Planos de saúde ganham mais de 1 milhão de usuários durante pandemia
Mais de 1 milhão de pessoas passaram a ter convênios médicos durante a pandemia. O número foi divulgado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 planos de saúde de todo o país.
O aumento na procura, de acordo com a FenaSaúde, ocorreu tanto por pessoas que precisaram de internações em decorrência da covid quanto para outras necessidades. A expansão foi maior entre quem tem acima de 59 anos; público que foi mais afetado pelo coronavírus no início da pandemia.
O levantamento apontou também que só no mês passado a ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva para pacientes com coronavírus foi de 80%, o maior índice desde a chegada do vírus no Brasil. Já para pacientes com outros problemas a ocupação ficou em 73% no mês de março e 75% no mês de fevereiro.
De acordo com a Fenasaúde, a crescente busca por planos de saúde relacionada à covid e para outros tratamentos não relacionados à doença pressiona ainda mais os custos pagos pelos beneficiários, o que pode impactar no valor final da mensalidade dos planos.
Os planos de saúde no país contam atualmente com 48 milhões de beneficiários, o maior número desde 2016.
*Com supervisão de Nádia Faggiani