Regulamentação da telemedicina completou um ano

Publicado em 16/04/2021 - 14:29 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Completou um ano a lei que regulamentou a telemedicina, que é o atendimento de pacientes à distância. A lei, sancionada no dia 15 de abril do ano passado, dispõe sobre o uso da telemedicina ou telessaúde, em caráter emergencial, durante a crise causada pelo coronavírus.

O objetivo é contribuir nos casos que exigem acompanhamento contínuo de médicos. E evita a ida do paciente ao pronto-socorro ou posto de saúde, onde pode correr risco de contaminação pelo novo coronavírus. O diretor da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Gustavo Fraga aponta outra vantagem da telemedicina que é ampliar o acesso e levar a atenção médica a pessoas de lugares carentes e distantes.

Isabela Lima, servidora pública que mora em Brasília, utiliza a telemedicina para consultas psiquiátricas e aprova a medida. Pela lei, o médico deve informar ao paciente sobre as limitações da telemedicina, já que não é possível realizar exame físico durante a consulta.

O presidente Jair Bolsonaro vetou um dispositivo que previa a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, depois do período de crise causado pelo coronavírus. O presidente alegou que as atividades médicas por vias remotas devem ser reguladas por lei após o fim da pandemia.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo