Regulamentação da telemedicina completou um ano

Publicado em 16/04/2021 - 14:29 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Completou um ano a lei que regulamentou a telemedicina, que é o atendimento de pacientes à distância. A lei, sancionada no dia 15 de abril do ano passado, dispõe sobre o uso da telemedicina ou telessaúde, em caráter emergencial, durante a crise causada pelo coronavírus.

O objetivo é contribuir nos casos que exigem acompanhamento contínuo de médicos. E evita a ida do paciente ao pronto-socorro ou posto de saúde, onde pode correr risco de contaminação pelo novo coronavírus. O diretor da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Gustavo Fraga aponta outra vantagem da telemedicina que é ampliar o acesso e levar a atenção médica a pessoas de lugares carentes e distantes.

Isabela Lima, servidora pública que mora em Brasília, utiliza a telemedicina para consultas psiquiátricas e aprova a medida. Pela lei, o médico deve informar ao paciente sobre as limitações da telemedicina, já que não é possível realizar exame físico durante a consulta.

O presidente Jair Bolsonaro vetou um dispositivo que previa a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, depois do período de crise causado pelo coronavírus. O presidente alegou que as atividades médicas por vias remotas devem ser reguladas por lei após o fim da pandemia.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo