Regulamentação da telemedicina completou um ano

Publicado em 16/04/2021 - 14:29 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Completou um ano a lei que regulamentou a telemedicina, que é o atendimento de pacientes à distância. A lei, sancionada no dia 15 de abril do ano passado, dispõe sobre o uso da telemedicina ou telessaúde, em caráter emergencial, durante a crise causada pelo coronavírus.

O objetivo é contribuir nos casos que exigem acompanhamento contínuo de médicos. E evita a ida do paciente ao pronto-socorro ou posto de saúde, onde pode correr risco de contaminação pelo novo coronavírus. O diretor da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Gustavo Fraga aponta outra vantagem da telemedicina que é ampliar o acesso e levar a atenção médica a pessoas de lugares carentes e distantes.

Isabela Lima, servidora pública que mora em Brasília, utiliza a telemedicina para consultas psiquiátricas e aprova a medida. Pela lei, o médico deve informar ao paciente sobre as limitações da telemedicina, já que não é possível realizar exame físico durante a consulta.

O presidente Jair Bolsonaro vetou um dispositivo que previa a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, depois do período de crise causado pelo coronavírus. O presidente alegou que as atividades médicas por vias remotas devem ser reguladas por lei após o fim da pandemia.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo