Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Vacinação faz parte do Projeto S, um estudo do Instituto Butantan

Publicado em 11/04/2021 - 16:38 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Serrana, cidade do interior paulista, concluiu neste domingo (11) a campanha de vacinação contra a covid-19 e se tornou a primeira cidade do país a se beneficiar da vacinação em massa contra o coronavírus.

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes. Só ficaram de fora mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas e pessoas com sintomas de covid-19.

A vacinação em Serrana faz parte do Projeto S, um estudo do Instituto Butantan que vai avaliar a eficácia da Coronavac na prevenção de infecções pelo coronavírus.

Ainda não existem resultados oficiais sobre os efeitos da imunização em massa na cidade. O Instituto Butantan prometeu divulgar as primeiras análises em maio. Mas Leila Gusmão, vice-prefeita e secretária de Saúde do município, já percebeu quedas drásticas nas internações e nos casos graves da doença.

Serrana, que fica a pouco mais de 300 quilômetros da capital paulista, foi escolhida para o projeto justamente porque tinha altos índices de infecção por coronavírus. Agora, os moradores já começam a fazer planos, como a reabertura do comércio e das escolas.

Vanderson Montanari, de 39 anos, trabalha com transporte escolar e tomou a segunda dose da vacina no sábado (10). Agora, ele espera com ansiedade a vida voltar ao normal.

A prefeitura da cidade também quer aproveitar a imunização em massa para ativar a economia e estuda criar um programa de estímulos para as indústrias da região que quiserem investir no município. O grande diferencial do projeto D, como vai ser chamado, é que a partir de agora Serrana é a única cidade do país a contar com uma população economicamente ativa protegida contra covid-19.

 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo