Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid
Serrana, cidade do interior paulista, concluiu neste domingo (11) a campanha de vacinação contra a covid-19 e se tornou a primeira cidade do país a se beneficiar da vacinação em massa contra o coronavírus.
Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes. Só ficaram de fora mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas e pessoas com sintomas de covid-19.
A vacinação em Serrana faz parte do Projeto S, um estudo do Instituto Butantan que vai avaliar a eficácia da Coronavac na prevenção de infecções pelo coronavírus.
Ainda não existem resultados oficiais sobre os efeitos da imunização em massa na cidade. O Instituto Butantan prometeu divulgar as primeiras análises em maio. Mas Leila Gusmão, vice-prefeita e secretária de Saúde do município, já percebeu quedas drásticas nas internações e nos casos graves da doença.
Serrana, que fica a pouco mais de 300 quilômetros da capital paulista, foi escolhida para o projeto justamente porque tinha altos índices de infecção por coronavírus. Agora, os moradores já começam a fazer planos, como a reabertura do comércio e das escolas.
Vanderson Montanari, de 39 anos, trabalha com transporte escolar e tomou a segunda dose da vacina no sábado (10). Agora, ele espera com ansiedade a vida voltar ao normal.
A prefeitura da cidade também quer aproveitar a imunização em massa para ativar a economia e estuda criar um programa de estímulos para as indústrias da região que quiserem investir no município. O grande diferencial do projeto D, como vai ser chamado, é que a partir de agora Serrana é a única cidade do país a contar com uma população economicamente ativa protegida contra covid-19.
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)