Soranz admite que Rio está com estoques baixos de "kit intubação"

Publicado em 16/04/2021 - 13:45 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A exemplo do que vem acontecendo em diferentes pontos do país, o Rio também tem motivos para se preocupar com os estoques do chamado kit intubação. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, admitiu nesta sexta-feira (16) a limitação na quantidade dos insumos utilizados para realizar o procedimento que visa preservar a respiração de pacientes com covid-19. De acordo com ele, o estoque só é suficiente para três dias. 

Durante a apresentação do 15º boletim epidemiológico, Soranz disse que os hospitais da rede pública possuem medicamentos sedativos e neuromusculares apenas até segunda-feira.

O secretário informou que, até mesmo sedativos antes reservados para clínicas veterinárias, estão sendo remanejados para os hospitais. Ele também lembrou que as cirurgias eletivas na capital fluminense foram suspensas para que esses insumos sejam usados prioritariamente em pacientes que precisam de intubação. 

A baixa no estoque e o risco de desabastecimento do kit intubação motivaram a Defensoria Pública do Rio de Janeiro a entrar com uma ação contra o estado. O órgão cobrou medidas para garantir as medicações, indispensáveis para os pacientes com formas mais grave de covid-19. Entre as medidas, a elaboração de um cronograma para a regularização dos estoques, de forma a permitir o planejamento das unidades de saúde quanto à assistência prestada.

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo