Soranz admite que Rio está com estoques baixos de "kit intubação"

Publicado em 16/04/2021 - 13:45 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A exemplo do que vem acontecendo em diferentes pontos do país, o Rio também tem motivos para se preocupar com os estoques do chamado kit intubação. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, admitiu nesta sexta-feira (16) a limitação na quantidade dos insumos utilizados para realizar o procedimento que visa preservar a respiração de pacientes com covid-19. De acordo com ele, o estoque só é suficiente para três dias. 

Durante a apresentação do 15º boletim epidemiológico, Soranz disse que os hospitais da rede pública possuem medicamentos sedativos e neuromusculares apenas até segunda-feira.

O secretário informou que, até mesmo sedativos antes reservados para clínicas veterinárias, estão sendo remanejados para os hospitais. Ele também lembrou que as cirurgias eletivas na capital fluminense foram suspensas para que esses insumos sejam usados prioritariamente em pacientes que precisam de intubação. 

A baixa no estoque e o risco de desabastecimento do kit intubação motivaram a Defensoria Pública do Rio de Janeiro a entrar com uma ação contra o estado. O órgão cobrou medidas para garantir as medicações, indispensáveis para os pacientes com formas mais grave de covid-19. Entre as medidas, a elaboração de um cronograma para a regularização dos estoques, de forma a permitir o planejamento das unidades de saúde quanto à assistência prestada.

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo
Economia

Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares

Com o aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários, o Procon de São Paulo notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de títulos rurais no Pará

A 500 quilômetros de Belém, capital do Pará, o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega de títulos rurais, na cidade de Marabá, nesta sexta-feira (18).

Baixar arquivo
Saúde

Saúde libera R$ 2,8 milhões para o Programa Consultório na Rua

O Ministério da Saúde liberou R$ 2,8 milhões para  ampliar o Programa Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 158 equipes financiadas pelo ministério atuam em todo o país.

Baixar arquivo
Geral

Brasil celebra hoje o Dia Nacional da Migração Japonesa

Neste 18 de junho, a comunidade japonesa no Brasil celebra o Dia Nacional da Migração Japonesa.

Baixar arquivo