SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

Publicado em 16/04/2021 - 19:57 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano em São Paulo. Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Em Itirapina, no interior do estado, foram 46 pessoas. Entre elas 28 crianças e duas mulheres grávidas. A Secretária de Saúde do município, Wlaukia Perondi, explicou que ocorreu um engano por parte de uma técnica de enfermagem.

Como a coronavac não foi testada nesses grupos, agora as pessoas vão ser observadas para o caso de apresentarem efeitos adversos. A Secretaria de Saúde do município abriu uma sindicância para apurar a falha.

Em Diadema, na região metropolitana da capital paulista, cinco crianças tomaram a vacina por engano. Elas tinham entre sete meses e quatro anos.Segundo a prefeitura, o erro aconteceu na troca de turno de duas técnicas de enfermagem. A vacinação tinha começado com o frasco correto, mas na troca de turno, a técnica que substituiu a colega, ao invés de pegar o frasco na caixa com a vacina da influenza, pegou o que estava na caixa da Coronavac.

As famílias das crianças foram informadas da troca e a técnica de enfermagem foi afastada. As crianças também passam a ser monitoradas para o caso de reações adversas.

Em nota, a prefeitura de Diadema condenou a aplicação equivocada da Coronavac e informou que abriu um processo administrativo para apurar a responsabilidade.

Também em nota, o Instituto Butantan, que produz a Coronavac, não recomendou a aplicação da segunda dose do imunizante nas crianças e gestantes que receberam a vacina por engano, justamente porque não existem informações sobre segurança ou eficácia da vacina nesses grupos.

Já a vacina contra a gripe vai poder ser aplicada, mas será preciso esperar, no mínimo, 14 dias para a imunização correta.

Os nomes dos profissionais envolvidos nas trocas de vacinas não foram divulgados.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo