Campanha "Vacinar Salva Vidas" visa prevenir o câncer de colo do útero

Publicado em 03/05/2021 - 16:28 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação do Câncer lançou a campanha Vacinar Salva Vidas, com foco na prevenção dos tumores de colo do útero. A mensagem é dirigida às crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, e seus responsáveis, já que essa é a faixa etária adequada para a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, responsável pela maioria dos casos de câncer.

A vacina é administrada nessa idade para produzir uma resposta imunológica antes do início da vida sexual, principal meio de infecção pelo vírus.

O cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação, Luiz Augusto Maltoni, ressalta que além deste ser um tipo de câncer evitável, a principal prevenção está disponível com muita facilidade no Sistema Único Saúde: a vacina.

A ação de maior destaque da campanha é a instalação de painéis nos dois sentidos da Ponte Rio-Niterói, que tem um fluxo de cerca de 150 mil veículos em média todos os dias. As peças reforçam a mensagem de que prevenir deve ser sempre a opção número um; mas Maltoni também ressalta que as mulheres já adultas não podem descuidar do diagnóstico precoce, realizando exame preventivo periodicamente.

O Instituto Nacional de Câncer projeta que, este ano, mais de 16 mil novos casos de câncer de colo do útero devem surgir no Brasil. Em 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 6.500 pessoas morreram por causa da doença.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo libera R$ 909 milhões para combate à covid na atenção primária

A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS); o atendimento é feito mais próximo das comunidades, como nas Unidades de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Saúde

Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Ministério da Saúde tomou a decisão por causa de grávida que teve trombose após tomar vacina e morreu nesta segunda-feira. Caso ainda está em investigação. Para as gestantes e puérperas sem comorbidades e para quem já tomou segunda dose, nova nota técnica deve sair até o fim da semana.

Baixar arquivo
Saúde

Atletas que vão para as olimpíadas em Tóquio começam a ser vacinados

Começa nesta quarta-feira a vacinação contra à covid- 19 para a delegação que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.  Atletas e integrantes da comissão brasileira podem se vacinar em locais já pré-definidos nas capitais Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quase mil pessoas são resgatadas de trabalho escravo no Brasil em 2020

Os dados, atualizados nessa terça-feira (11), são do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Minas Gerais foi o estado com maior número de resgates em 2020, com 351 casos, seguido do Distrito Federal, Pará, Goiás e a Bahia.

Baixar arquivo
Saúde

Número de consultas e procedimentos médicos caíram na cidade do RJ

Consultas e procedimentos médicos realizados nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro caíram em comparação a 2016, último ano a ter o levantamento dos dados.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco homenageia Ademir Menezes que inspirou poema de João Cabral

“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais lembrando os 25 anos de morte do jogador.

Baixar arquivo