Cerca de 41% da população adulta de São Paulo contraiu o coronavírus

Publicado em 20/05/2021 - 10:45 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pelo menos 3,5 milhões de pessoas na cidade de São Paulo já contraíram o coronavírus. Isso corresponde a 41,6% da população adulta que mora na capital.

O número está na sexta fase do estudo SoroEpi, um inquérito sorológico que tem feito uma série de levantamentos para mostrar os níveis de infecção pelo Sars-Cov-2 na cidade ao longo da pandemia.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de abril e 1º de maio e mostra um aumento de mais de 40% no número de infectados em relação ao levantamento anterior, feito entre janeiro e abril.

Naquela época, a taxa de infecção estava em 30%. Ou seja, em três meses, cerca de um milhão de pessoas foram infectadas. O período corresponde ao da segunda onda da pandemia na cidade.

O crescimento foi maior entre as pessoas com idade entre 35 e 44 anos. A prevalência nessa faixa etária é quase 1,5 maior que entre as pessoas acima de 60 anos.

Mas o coronavírus continua atingindo principalmente os mais pobres, os negros e as pessoas de menor escolaridade.

Pessoas que chegaram ao ensino fundamental tem quase 80% mais casos que as pessoas com nível superior completo: 45% contra 25%.

E entre as pessoas que se declaram pretas ou pardas, a infecção é cerca de 40% maior que as brancas: 48% versus 35%.

Nos bairros mais pobres, o nível de infecção é quase um terço maior que nos bairros mais ricos: 36% contra 47%.

No período da coleta dos dados cerca de 16% das pessoas já tinham sido vacinadas. Só quatro a cada dez pessoas vacinadas já tinham contraído o coronavírus, ou seja, já tinha algum tipo de imunidade.

Para um dos autores da pesquisa, Fernando Reinach, isso significa que estamos perdendo a corrida para o vírus.

O estudo foi divulgado no mesmo dia em que o governo do estado anunciou para o dia 1º de junho uma nova flexibilização nas regras de isolamento, quando todo o comércio vai poder voltar a funcionar até às 22h e com 60% da capacidade.

A decisão vem em um momento em que cai o número de mortes, mas volta a crescer o número de casos novos no estado. Para o infectologista Celso Granato, a medida é arriscada.

O estudo analisou 1.187 amostras de sangue entre pessoas que moravam em 160 setores censitários da capital paulista.

Edição: Roberto Piza/Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo