Governo distribui novas doses de vacinas contra a covid-19

Publicado em 09/05/2021 - 16:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 4 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz serão enviadas para todo o país na próxima semana. A região Norte receberá 281,4 mil doses, a região Nordeste terá 984,1 mil doses e a região Centro-Oeste receberá 294,1 mil doses. O Sudeste receberá 1,79 milhão e o Sul ficará com 624,3 mil doses. O anúncio foi feito nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (10), o Instituto Butantan libera mais 2 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, chegando, assim, a mais de  45 milhões de doses fornecidas da vacina contra covid-19.

Outra novidade é que, a partir da próxima semana, mais 1,1 milhão de doses da Pfizer também começam a ser enviadas para as 27 capitais brasileiras.

No Rio, o calendário de vacinação contra covid-19 para os grupos prioritários acontece de segunda (10) a sábado (15) para a primeira dose e voltará a ser segmentado por gênero e idade. Até sábado (15),  poderão ser vacinados todos entre 49 e 47 anos.

 A segunda dose da Coronavac apenas será administrada no período da manhã. De segunda (10) a quarta-feira (12), para  idosos com 66 anos ou mais. Na quinta-feira (13), será a vez dos idosos com 65 e 64 anos. Já na sexta-feira, idosos com 63, 62 e 61 anos poderão tomar a segunda dose da  Coronavac.

Pra receber a aplicação deve-se  apresentar identificação original com foto, número do CPF e comprovante de recebimento da primeira dose da vacina. A recomendação é que a primeira e segunda dose sejam aplicadas no mesmo posto.

Grupos prioritários são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à pandemia e de vigilância das medidas de distanciamento social. A lista com a descrição de cada grupo pode ser conferida no site coronavirus.rio

 

Edição: Nadia Faggiani / Naitê Almeida

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo