Quase 4 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz serão enviadas para todo o país na próxima semana. A região Norte receberá 281,4 mil doses, a região Nordeste terá 984,1 mil doses e a região Centro-Oeste receberá 294,1 mil doses. O Sudeste receberá 1,79 milhão e o Sul ficará com 624,3 mil doses. O anúncio foi feito nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira (10), o Instituto Butantan libera mais 2 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, chegando, assim, a mais de 45 milhões de doses fornecidas da vacina contra covid-19.
Outra novidade é que, a partir da próxima semana, mais 1,1 milhão de doses da Pfizer também começam a ser enviadas para as 27 capitais brasileiras.
No Rio, o calendário de vacinação contra covid-19 para os grupos prioritários acontece de segunda (10) a sábado (15) para a primeira dose e voltará a ser segmentado por gênero e idade. Até sábado (15), poderão ser vacinados todos entre 49 e 47 anos.
A segunda dose da Coronavac apenas será administrada no período da manhã. De segunda (10) a quarta-feira (12), para idosos com 66 anos ou mais. Na quinta-feira (13), será a vez dos idosos com 65 e 64 anos. Já na sexta-feira, idosos com 63, 62 e 61 anos poderão tomar a segunda dose da Coronavac.
Pra receber a aplicação deve-se apresentar identificação original com foto, número do CPF e comprovante de recebimento da primeira dose da vacina. A recomendação é que a primeira e segunda dose sejam aplicadas no mesmo posto.
Grupos prioritários são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à pandemia e de vigilância das medidas de distanciamento social. A lista com a descrição de cada grupo pode ser conferida no site coronavirus.rio