Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Publicado em 11/05/2021 - 21:34 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o uso da vacina Oxford/AstraZeneca para gestantes e mulheres puérperas, ou seja, aquelas que tiveram filhos em menos de 45 dias, e não possuem comorbidades.

No fim da semana passada, uma mulher grávida, que havia tomado vacina de Oxford/AstraZeneca e fabricada pela Fiocruz, teve um tipo raro de trombose. E, nessa segunda-feira (10), morreu após sofrer um acidente vascular cerebral.

O ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta mantém a imunização para quem tem comorbidade, mas somente com as vacinas CoronaVac e Pfizer.

A Anvisa alertou que as vacinas devem ser usadas de acordo com as orientações das bulas. A da AstraZeneca não previa o uso em gestantes sem comorbidades. A orientação para imunizar esse grupo foi feita na semana passada, em uma nota técnica do Ministério da Saúde.

O monitoramento feito por meio da plataforma e-SUS Notifica identificou que, até o último domingo, entre os quase 48 milhões de vacinados no Brasil, ocorreram 11 eventos graves supostamente relacionados à vacinação de gestantes. Todos estão em investigação.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Franciele Francinato, detalhou quais foram esses eventos.

As gestantes que têm comorbidade devem ser vacinadas contra a covid por um imunizante de outro laboratório, que não seja a vacina da AstraZeneca.

Quem está grávida e não tem comorbidade ou já tomou a AstraZeneca, deve aguardar a publicação de uma nova nota técnica do Ministério da Saúde. A expectativa é que o documento saia ainda esta semana.

O ministro Marcelo Queiroga antecipou que essa restrição ao uso da vacina da AstraZeneca deve ser tema de um comunicado da Organização Mundial da Saúde, também nos próximos dias.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo