Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Publicado em 11/05/2021 - 21:34 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o uso da vacina Oxford/AstraZeneca para gestantes e mulheres puérperas, ou seja, aquelas que tiveram filhos em menos de 45 dias, e não possuem comorbidades.

No fim da semana passada, uma mulher grávida, que havia tomado vacina de Oxford/AstraZeneca e fabricada pela Fiocruz, teve um tipo raro de trombose. E, nessa segunda-feira (10), morreu após sofrer um acidente vascular cerebral.

O ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta mantém a imunização para quem tem comorbidade, mas somente com as vacinas CoronaVac e Pfizer.

A Anvisa alertou que as vacinas devem ser usadas de acordo com as orientações das bulas. A da AstraZeneca não previa o uso em gestantes sem comorbidades. A orientação para imunizar esse grupo foi feita na semana passada, em uma nota técnica do Ministério da Saúde.

O monitoramento feito por meio da plataforma e-SUS Notifica identificou que, até o último domingo, entre os quase 48 milhões de vacinados no Brasil, ocorreram 11 eventos graves supostamente relacionados à vacinação de gestantes. Todos estão em investigação.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Franciele Francinato, detalhou quais foram esses eventos.

As gestantes que têm comorbidade devem ser vacinadas contra a covid por um imunizante de outro laboratório, que não seja a vacina da AstraZeneca.

Quem está grávida e não tem comorbidade ou já tomou a AstraZeneca, deve aguardar a publicação de uma nova nota técnica do Ministério da Saúde. A expectativa é que o documento saia ainda esta semana.

O ministro Marcelo Queiroga antecipou que essa restrição ao uso da vacina da AstraZeneca deve ser tema de um comunicado da Organização Mundial da Saúde, também nos próximos dias.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo