MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Publicado em 18/05/2021 - 21:25 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. Essa foi a conclusão de um estudo feito na Universidade Federal de Minas Gerais.

A pesquisa conduzida pelo biólogo e engenheiro ambiental Matteus Ferreira, mostrou que fatores socioeconômicos e ambientais influenciaram nas taxas de internação por doenças respiratórias na região.

Segundo o estudo, municípios com maiores áreas verdes nos núcleos urbanos apresentaram menores taxas de internação na população jovem, de 0 a 14 anos, do sexo feminino. Já os municípios com maiores áreas de mineração apresentaram maiores taxas de hospitalização, incluindo a população idosa masculina.

Lembrando que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, garantido pela Constituição Federal. O mestre em ecologia defende que o poder público precisa conhecer tanto os impactos positivos quanto negativos gerados pelas atividades de mineração, além dos benefícios de manutenção de uma área preservada. 

Com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o estudo revelou que em 2019 houve uma redução de 73% no orçamento federal destinado às 18 unidades de conservação de Minas Gerais, em relação a 2018. Matteus Ferreira destaca que esses recursos são importantes para a preservação de áreas naturais.

Para melhorar a qualidade de vida dos moradores que vivem em áreas de mineração e reduzir as internações por problemas respiratórios, uma alternativa apontada pelo estudo é aumentar parcerias locais e regionais para aumentar as áreas verdes urbanas.

O estudo mostra que cada hectare de área verde nas cidades pode gerar R$ 123 de economia ao Sistema Único de Saúde somente em saúde respiratória.

Procurado para comentar o orçamento destinado às unidades de conservação de Minas Gerais, o ICMBio não retornou nosso contato até o fechamento desta reportagem.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo