Para Mayra Pinheiro, não houve percepção que faltaria oxigênio no AM

Secretária do Ministério da Saúde depôs na CPI da Pandemia

Publicado em 25/05/2021 - 16:41 Por Leandro Martins - Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde não foi avisado com antecedência sobre a falta de oxigênio nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) em Manaus, no Amazonas. Essa informação foi dada pela Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, em depoimento à CPI da Pandemia, no Senado, nesta terça-feira (25). Segundo a secretária, a competência do abastecimento de oxigênio é das secretarias estaduais.

Mayra Pinheiro afirmou também que nunca recebeu ordem do ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello ou do presidente Jair Bolsonaro para defender o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Ela ressaltou que a pasta nunca indicou o chamado "tratamento precoce"; apenas criou uma nota orientativa que estabeleceu doses seguras de medicamentos.

Quando foi questionada pelos senadores sobre a atuação dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, Mayra Pinheiro avaliou que houve continuidade no trabalho, e que cada um agiu conforme as condições que a pandemia apresentava naquele momento. 

A secretária informou ainda na CPI que sua atribuição no Ministério da Saúde é de organizar os recursos humanos, como a capacitação para trabalhar em leitos de UTI e a criação de cursos.
De acordo com Mayra, durante a pandemia, mais de um milhão de profissionais participaram de capacitações na área da enfermagem, além estudantes de medicina e médicos residentes.

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enem: isentos que faltaram em 2020 têm até domingo para se inscreverem

Candidatos ao Enem, Exame Nacional do Ensino Médio - que estavam isentos da taxa de inscrição e não compareceram à edição anterior - têm até o próximo domingo (26) para se inscreverem no exame.
 

Baixar arquivo
Economia

Confiança do comerciante diminui 0,4% em setembro

Apesar da primeira queda após três altas seguidas, o indicador se mantém na zona de satisfação, acima dos 100 pontos. Os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: flexibilização das medidas de restrição começa nesta terça (21)

A partir desta terça-feira (21), apresentações em locais abertos estão liberadas, desde que tenham a participação de até 500 pessoas. Mas, os protocolos de distanciamento, uso de máscara e do álcool em gel continuam valendo.

Baixar arquivo
Saúde

Infertilidade pode afetar cerca de oito milhões de pessoas no Brasil

As causas desta infertilidade são muitas e podem ser femininas, masculinas ou de ambos. A maior parte dessas questões é tratável e, por isso, procurar ajuda é muito importante.

Baixar arquivo
Saúde

Hemorio e Fundação Parques e Jardins lançam campanha "Sangue é Vida"

Hemorio e Fundação Parques e Jardins lançam uma iniciativa diferente, que estimula a doação de sangue e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Até 4 de outubro, o número total de bolsas de sangue coletadas será convertido em mudas de árvores, destinadas a novos plantios nas regiões menos arborizadas do Rio.

Baixar arquivo
Geral

Contêineres com lixo hospitalar são encontrados no porto de Santos

Dentro dos mais de 60 contêineres, que vieram dos Estados Unidos e da República Dominicana, estavam luvas, máscaras e fraldas geriátricas prensadas em papelão. A importação desse tipo de material é ilegal.

Baixar arquivo