Acordo prevê capacitação para atendimento de grupos vulneráveis

Trabalho inclui ação para pessoas com HIV

Publicado em 30/06/2021 - 21:12 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

Para fortalecer a assistência e o cuidado à população em situação de vulnerabilidade social, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, assinaram nesta quarta-feira acordo de cooperação técnica com prazo de execução de cinco anos.

Entre as ações integradas, o acordo prevê a capacitação de profissionais de saúde e de assistência que atendem pessoas com HIV, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e prevenção da sífilis congênita.

A realização de oficinas, capacitação e educação à distância de profissionais do SUS, Sistema Único de Saúde e do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, tem o objetivo de levar as políticas públicas dos dois ministérios aos brasileiros mais carentes que sofrem com essas enfermidades.

Durante o evento de assinatura do acordo de cooperação, o ministro João Roma ressaltou que as doenças infecciosas têm no fator social o agravamento dos quadros clínicos. Segundo ele, para reverter essa situação, a parceria dos  ministérios da Saúde e da Cidadania vai permitir uma conexão direta entre os serviços de saúde e de assistência social.

Já o ministro Marcelo Queiroga destacou que embora o país viva um momento de emergência em saúde pública por causa da pandemia de covid-19, o Estado não pode deixar de combater as outras doenças.

O treinamento dos profissionais de assistência e saúde será realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde. 

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo
Política

Eleições vão contar com mais de 100 observadores internacionais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a presença desses observadores tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra em clima de transparência, isenção e legalidade.

 

Baixar arquivo
Política

SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, ele foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 80% da população da cidade de SP tem anticorpos contra a covid

Os dados são da oitava rodada do Inquérito SoroEpi, que vem monitorando a soroprevalência do coronavírus na cidade há dois anos e meio.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras registra lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimeste

De acordo com a empresa, o resultado foi impactado positivamente pelo aumento de 12% da receita bruta, pela redução de custos e pelo desempenho financeiro, com destaque para a variação cambial.

Baixar arquivo