Acordo prevê capacitação para atendimento de grupos vulneráveis

Trabalho inclui ação para pessoas com HIV

Publicado em 30/06/2021 - 21:12 Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

Para fortalecer a assistência e o cuidado à população em situação de vulnerabilidade social, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, assinaram nesta quarta-feira acordo de cooperação técnica com prazo de execução de cinco anos.

Entre as ações integradas, o acordo prevê a capacitação de profissionais de saúde e de assistência que atendem pessoas com HIV, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e prevenção da sífilis congênita.

A realização de oficinas, capacitação e educação à distância de profissionais do SUS, Sistema Único de Saúde e do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, tem o objetivo de levar as políticas públicas dos dois ministérios aos brasileiros mais carentes que sofrem com essas enfermidades.

Durante o evento de assinatura do acordo de cooperação, o ministro João Roma ressaltou que as doenças infecciosas têm no fator social o agravamento dos quadros clínicos. Segundo ele, para reverter essa situação, a parceria dos  ministérios da Saúde e da Cidadania vai permitir uma conexão direta entre os serviços de saúde e de assistência social.

Já o ministro Marcelo Queiroga destacou que embora o país viva um momento de emergência em saúde pública por causa da pandemia de covid-19, o Estado não pode deixar de combater as outras doenças.

O treinamento dos profissionais de assistência e saúde será realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde. 

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo