Anvisa autoriza testes em humanos da vacina brasileira Butanvac

Publicado em 09/06/2021 - 22:03 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa autorizou, nessa quarta-feira, o Instituto Butantan a fazer os testes em humanos da vacina brasileira Butanvac. Agora, os pesquisadores devem apresentar algumas informações complementares e, em seguida, podem começar os estudos clínicos de fases 1 e 2 com voluntários.

Cada uma dessas fases é dividida em três etapas. A primeira vai envolver 400 voluntários. E, ao fim das fases 1 e 2, cerca de seis mil pessoas devem ter participado do estudo. Todas elas devem ter 18 anos ou mais.

A vacina Butanvac será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. O teste deve ser realizado em dois hospitais de Clínicas da Universidade de São Paulo: um na capital do estado e outro em Ribeirão Preto.

Para autorizar o estudo clínico, a Anvisa analisou uma série de pesquisas apresentadas pelo Butantan. Elas precisaram deixar claros todos aspectos do estudo e garantir a segurança dos voluntários.

Com a decisão da agência reguladora, o país passa a ter quatro vacinas em teste. No dia 8 de abril, a Anvisa autorizou estudos do imunizante fabricado pelas farmacêuticas Medicago, do Canadá, e GSK, do Reino Unido; em 19 de abril foi autorizada a pesquisa do laboratório chinês Sichuan Clover Biopharmaceuticals; e, no dia 13 de maio a Anvisa deu sinal verde para os testes da Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.

Outras duas vacinas estão na fila. Uma é a Versamune, desenvolvida pela startup brasileira Farmacore, e a UB-612, da também brasileira Intrials. A Anvisa ainda aguarda mais informações dos desenvolvedores para analisar o pedido e conduzir estudos em humanos.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Corpo de Bombeiros autoriza reabertura da Cidade do Samba no Rio

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro autorizou a reabertura da Cidade do Samba, espaço que concentra os barracões das grandes agremiações do carnaval, na Zona Portuária da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Argentina empata com Chile em 1 a 1 pela Copa América

Argentina empata com Chile em 1 a 1. Confira os resultados da Copa América, com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Após cheia recorde, níveis de rios no Amazonas começam a baixar

As águas começam a baixar no fenômeno conhecido como vazante.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileira ganha ouro no Campeonato Italiano de Águas Abertas

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro do Campeonato Italiano de Águas Abertas, que aconteceu em Piombino, na Itália, nesta segunda-feira (14). Ana venceu os 10 quilômetros superando a alemã Lea Boy e a Italiana Ginevera Taddeuci.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Junho Violeta: governo lança hoje pacto pelos direitos dos idosos

“Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.

Baixar arquivo