Boletim da Fiocruz aponta patamar alto de contaminação por covid-19

Números estão muito acima dos vistos nos piores momentos da pandemia

Publicado em 10/06/2021 - 16:37 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em um boletim extraordinário do Observatório Covid-19, os pesquisadores da Fiocruz apontam que o país vive uma combinação preocupante. Mesmo que tenha havido ligeira queda no número de óbitos pelo coronavírus, a incidência de novos casos permanece com pequenas oscilações em um patamar alto, o que demonstram que ainda é grande a transmissão da doença.

Na semana passada, o país registrou em média cerca de 62 mil casos e 1,6 mil óbitos diários por covid-19. Mesmo que as mortes estejam caindo aproximadamente 1,5% ao dia, os patamares atuais ainda estão muito acima dos vistos nos piores momentos da pandemia do ano passado. O pesquisador em Saúde Pública do Observatório, Raphael Guimarães explica que como a queda ainda não se sustenta, a perspectiva para o futuro próximo é temerária, inclusive com alta no número de mortes.

Outro fator que preocupa é que vinte estados e o Distrito Federal, assim como 17 capitais, encontram-se com taxas de ocupação dos leitos de UTI iguais ou superiores a 80%, o que configura situação crítica. E em 12 unidades da federação e capitais a lotação passa dos 90%.

Para os pesquisadores, a situação demonstra a persistência de quadro grave de sobrecarga no sistema de saúde pela covid-19. Além disso, com a vacinação dos idosos e maior exposição de adultos jovens, tem havido uma mudança no perfil etário de pacientes internados, o que talvez esteja resultando em maior permanência hospitalar. As poucas quedas mais significativas na ocupação ocorreram em Rondônia, no Espírito Santo e no Mato Grosso. Mas, de acordo com pesquisador da Fiocruz, o ideal é que isso não justifique o afrouxamento das medidas de contenção.

Os especialistas da Fiocruz também sugerem a adoção imediata de medidas de mitigação, como a restrição das atividades não essenciais por pelo menos 14 dias, em locais com números mais elevados. Além disso, dizem que é preciso distribuir e fiscalizar do uso de máscaras, visando uma meta de cobertura de pelo menos 80% da população.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo