Covid: Brasil precisa de mais 180 milhões de doses de vacina

Publicado em 14/06/2021 - 20:35 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Para  vacinar toda a população adulta do país até outubro, o Brasil precisa de mais 180 milhões de doses de vacinas nos próximos três meses. O volume é quase o dobro do número de doses que o país conseguiu até agora em seis meses de vacinação.

O calculo é o do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele acha que o país pode enfrentar dificuldades para alcançar a meta.

Para vencer os desafios logísticos, Dimas Covas sugere que o PNI, o Programa Nacional de Imunizações  faça parcerias com o setor privado, como as farmácias, para ampliar a vacinação.

A avaliação foi feita durante uma palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Dimas Covas também acredita que o próximo desafio da imunização em todo o mundo vai ser a necessidade de aplicar doses anuais de reforço da vacina contra a covid, assim como acontece contra a gripe.

E defendeu que a Butanvac, vacina que está sendo desenvolvida pelo instituto mas que ainda está em fase de testes pode ser uma alternativa barata e acessível para resolver o problema, mas para isso, a Anvisa ainda precisa autorizar o uso emergencial do imunizante caso ele se comprove eficaz.

O Butantan já começou a produção de doses da vacina antes mesmo da aprovação. Segundo o Instituto já foram produzidas pelo menos 7 milhões de doses do imunizante.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacina.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil neste domingo

Mais de 2 milhões de doses da vacina Pfizer chegam neste domingo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica cumpre o cronograma que previa a entrega, até o início de agosto, de 13 milhões de imunizantes. 

Baixar arquivo
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo