Dia Nacional da Imunização lembra da importância de se vacinar

Data reforça papel da vacina na prevenção de doenças

Publicado em 09/06/2021 - 11:54 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O dia 9 de junho é o Dia Nacional da Imunização. A data, criada para lembrar do papel das vacinas na prevenção de doença, ganha ainda mais importância com as quedas na cobertura vacinal no país nos últimos anos.

Vacina é tecnologia antiga. Os primeiros imunizantes surgiram na China há mais de mil anos. No ocidente, são mais recentes, pouco mais de 200 anos, e no Brasil, as vacinas começaram a ser adotadas na primeira metade do século XIX, mas só depois de muita resistência viraram política pública de saúde.

Da revolta das vacinas, em 1904, à erradicação de doenças como a poliomielite, em 1994, ou o sarampo, em 2016, o Brasil acumulou experiência e virou referência internacional pelo seu Programa Nacional de Imunização, o PNI, que coloca o Brasil no primeiro lugar do mundo na oferta de vacinas gratuitas para toda a população. São 45 imunizantes diferentes para diferentes faixas etárias.

Mas há cinco anos vem caindo a cobertura vacinal no Brasil e em 2019, pela primeira vez, o país não conseguiu alcançar a meta mínima de cobertura de vacinação de crianças de até um ano, que varia entre 90 e 95%, dependendo da vacina.

O cenário que já era crítico ficou ainda mais grave com a pandemia de covid-19, que afastou as pessoas das unidades de vacinação. Em 2020, a tríplice viral, por exemplo, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, e tem meta de cobertura de 95%, chegou a menos de 56% das crianças.

Os números foram apresentados pela coordenadora do PNI, Francieli Fontana, durante a Jornada Nacional de Imunizações.

Doenças que tinham sumido do mapa já estão aparecendo. Em 2019, o Brasil voltou a registrar casos de sarampo. Agora, especialistas como a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai, temem, por exemplo, o retorno da poliomielite.

A taxa de cobertura da poliomielite em 2020 foi de 74%, mas a meta era de 95%. Isabella alerta que essa taxa é uma média nacional e que em algumas regiões os índices são ainda mais baixos. No Acre, por exemplo, ficou em 43% e no Rio de Janeiro, 53%. A poliomielite é popularmente chamada como paralisia infantil e deixa sequelas graves como problemas nas articulações, crescimento diferente das pernas e paralisia dos músculos da fala e da deglutição.

Edição: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo