LER/Dort são doenças que afastam profissionais do trabalho

Publicado em 16/06/2021 - 18:56 Por Com supervisão de Sheily Noleto, Larissa Lousrhania estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Se você faz os mesmos movimentos todos os dias e sente dores na região das mãos, fique alerta, isso pode ser uma lesão por esforço repetitivo, LER, ou se tratar de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, Dort.

As formas mais conhecidas desse grupo de doenças são as inflamações de tendões, síndrome do túnel do carpo, bursite e cotovelo de tenista. A professora Marcia de Oliveira Cunha há 16 anos foi diagnosticada com LER, ela conta que teve o problema devido aos movimentos repetitivos que realizava nas aulas de Educação Física na escola, apresentando os fundamentos de basquetebol, voleibol, futsal e handebol. Márcia que tem 48 anos está afastada da função devido as dores provocadas pela doença.

Um levantamento feito pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Governo Federal mostrou que em 2020 mais de oito mil auxílios-doença foram concedidos aos trabalhadores com sintomas de LER-Dort. E só no primeiro trimestre desse ano, cerca de mil e quinhentas pessoas ficaram afastadas do trabalho por mais de 15 dias para tratar essas doenças.

O diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, o médico Antônio Carlos da Costa explica que essas dores são cumulativas, e quando o corpo não consegue se recuperar, as lesões aparecem.

“Começou a ter sintomas o correto é procurar o departamento médico e procurar um especialista. É muito importante também fazer os alongamentos fazer os fortalecimentos que muitas vezes isso você faz na ginástica laboral, e respeitar os intervalos também, são alguns cuidados que todo trabalhador deve ter”, alerta Costa.

Aos primeiros sinais de dor ou formigamento nas mãos, a recomendação dos especialistas é procurar um médico para avaliar o caso.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF cumpre nadados contra grilagem e desmatamento ilegal no Pará

Além de engenheiros, empresários e servidores públicos do Pará, estão entre os alvos duas empresas de regularização fundiária e um escritório de advocacia, que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.

Baixar arquivo
Geral

Petrobras envia sonda para retomar exploração na Margem Equatorial

A embarcação perfurará o poço de Pitú Oeste, na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Baixar arquivo
Justiça

STF volta a julgar regra que limita políticos em diretoria de estatais

Trecho da Lei das Estatais está suspenso por decisão monocrática do ex-ministro Ricardo Lewandowski. Antes, era necessário que pessoas ligadas a partidos cumprissem afastamento de 3 anos de atividades políticas para serem indicadas.

Baixar arquivo
Economia

Taxa de pobreza de pretos é duas vezes maior em relação a de brancos

A informação faz parte da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2023, divulgada nesta quarta-feira (6), pelo IBGE.

Baixar arquivo
Esportes

NBB: Flamengo vence o Paulistano

 equipe rubro-negra venceu por um placar de 77 a 72. A vitória aproxima o Flamengo do líder

Baixar arquivo
Educação

Ministério estuda acabar com cursos de licenciatura 100% à distância

Segundo o ministro Camilo Santana, essa é uma das ações estudadas pela pasta para melhorar a educação e a formação de professores no país.

Baixar arquivo