Novo caso suspeito de mucormicose é identificado no MS

Publicado em 02/06/2021 - 10:32 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo caso suspeito de fungo preto foi identificado em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Saúde do Estado informou que um paciente de 71 anos, com diabetes e hipertensão, testou positivo para covid-19, e está com suspeita de mucormicose no olho esquerdo.

Este é o terceiro caso suspeito desde a semana passada. Os outros são de um paciente com covid-19 em Santa Catarina e um outro que foi a óbito no Amazonas. Nesse caso, a pessoa de 56 anos testou negativo para covid-19, mas tinha diabetes tipo 2.

A mucormicose, chamada também de fungo preto, ganhou os noticiários nos últimos dias pelo registro de mais de 9 mil casos na Índia, que têm sido associados ao novo coronavírus no país asiático.

A doença pode matar em 50% das infecções e geralmente é preciso passar por cirurgias para retirar a parte afetada pelo microrganismo.

O médico Marcus Guerra, diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, do Amazonas, conta que esse fungo é raro e acomete pacientes com doenças preexistentes ou que fazem uso de medicamentos que baixam a imunidade.

Apesar do fungo poder se aproveitar da covid-19 para se desenvolver, o médico Marcus Guerra acredita que é baixa a chance de um surto da doença no Brasil como tem ocorrido na Índia.

Para evitar contrair o chamado fungo preto, a recomendação é higienizar bem os alimentos e usar sempre luva e máscara na hora de limpar ambientes úmidos.

O sucesso do tratamento contra o fungo preto, segundo o especialista, depende da condição de saúde prévia do paciente e da administração correta de medicamentos intravenosos.

Edição: Paula de Castro/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo