Novo caso suspeito de mucormicose é identificado no MS

Publicado em 02/06/2021 - 10:32 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo caso suspeito de fungo preto foi identificado em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Saúde do Estado informou que um paciente de 71 anos, com diabetes e hipertensão, testou positivo para covid-19, e está com suspeita de mucormicose no olho esquerdo.

Este é o terceiro caso suspeito desde a semana passada. Os outros são de um paciente com covid-19 em Santa Catarina e um outro que foi a óbito no Amazonas. Nesse caso, a pessoa de 56 anos testou negativo para covid-19, mas tinha diabetes tipo 2.

A mucormicose, chamada também de fungo preto, ganhou os noticiários nos últimos dias pelo registro de mais de 9 mil casos na Índia, que têm sido associados ao novo coronavírus no país asiático.

A doença pode matar em 50% das infecções e geralmente é preciso passar por cirurgias para retirar a parte afetada pelo microrganismo.

O médico Marcus Guerra, diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, do Amazonas, conta que esse fungo é raro e acomete pacientes com doenças preexistentes ou que fazem uso de medicamentos que baixam a imunidade.

Apesar do fungo poder se aproveitar da covid-19 para se desenvolver, o médico Marcus Guerra acredita que é baixa a chance de um surto da doença no Brasil como tem ocorrido na Índia.

Para evitar contrair o chamado fungo preto, a recomendação é higienizar bem os alimentos e usar sempre luva e máscara na hora de limpar ambientes úmidos.

O sucesso do tratamento contra o fungo preto, segundo o especialista, depende da condição de saúde prévia do paciente e da administração correta de medicamentos intravenosos.

Edição: Paula de Castro/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo