Observatório Covid-19: pandemia pode se agravar com entrada do inverno

Estação começou nesta segunda-feira (21)

Publicado em 21/06/2021 - 17:43 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O inverno começou na madrugada desta segunda-feira (21) e a expectativa para a nova estação, que vai até 22 de setembro, não é muito animadora. Isso porque, junto com a época mais fria e seca do ano, aumentam os casos de doenças respiratórias, como sinusite, gripes e pneumonias.

Um outro fator de preocupação refere-se à taxa de transmissão do coronavírus. O alerta aparece no último boletim epidemiológico divulgado pelo Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz. Os pesquisadores alertam que, com a entrada do inverno, há possibilidade de agravamento da pandemia no país.

Os dados referentes ao período entre 30 de maio e 12 de junho indicam que houve um pequeno crescimento de novos casos da doença, com a manutenção de um nível elevado de transmissão, e alta em torno de 3% na taxa de letalidade. Os maiores índices foram observados no Rio de Janeiro, Maranhão, e São Paulo. 

A análise mostra também que a tendência de infecção entre os mais jovens se mantém, com o deslocamento dos casos e óbitos para grupos etários fora da faixa idosa. 

A infectologista Letícia Fiori Batista destaca que o inverno é um momento de alerta. E que em caso de aparecimento de sintomas relacionados a doenças respiratórias, como coriza, febre, tosse, dor de garganta, é necessária uma avaliação médica. 

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde lembra que as Unidades de Saúde seguem aplicando, além da vacina contra a covid-19, o imunizante contra a influenza. A atual etapa da campanha de prevenção à gripe inclui caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, e também pessoas com comorbidades e deficiências permanentes.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ tem redução de mortes por covid entre junho e julho

Estudo comparou os dados epidemiológicos de duas semanas: de 11 a 17 de julho e de 27 de junho a 3 de julho.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das mulheres. 

Baixar arquivo
Saúde

SC: Saúde vai liberar R$ 5 milhões a atendimento de alta complexidade

O Ministério da Saúde vai liberar mais de R$ 5 milhões para ampliar o atendimento de alta complexidade à saúde em hospitais de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Baixar arquivo
Geral

Campanha lançada no RJ visa proteger crianças e adolescentes do tabaco

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou a campanha Diga não às iscas, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do contato com produtos derivados do tabaco, que podem levar à dependência.

Baixar arquivo
Esportes

Boxe brasileiro avança e já garante bronze para o Brasil

Um pugilista e uma pugilista já estão no caminho das medalhas em Tóquio. 

Baixar arquivo