Pandemia: pesquisa aponta que apenas 22% seguem dieta mais saudável
O isolamento dentro de casa provocado pela pandemia do coronavírus, além de gerar desconfortos, situações de estresse e desequilíbrio emocional, acabou levando também ao ganho de peso e se tornando um pesadelo para muitos brasileiros. É o que conta o jornalista Pedro Canguçu, que engordou 6 kg. Ele explica que ficou sem disposição para se exercitar devido às medidas de restrição impostas também às academias.
Uma pesquisa da multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostra que apenas 22% das pessoas estão seguindo uma dieta mais saudável em comparação ao período anterior ao isolamento social e o que antes era prioridade para muitas pessoas, atualmente se resume a tentativas para emagrecer.
Por outro lado, a pesquisa de 2021 mostra que comer de maneira saudável foi o quarto comportamento mais apontado pelos entrevistados ao serem questionados sobre os hábitos adquiridos durante a pandemia. E eles relataram que pretendem manter esses hábitos. Outros comportamentos mais adquiridos nesse período foram as compras online, os cuidados com a higiene e mais tempo dedicado aos familiares.
A nutricionista Liliana Bricarello ressalta que as pessoas engordaram por conta de muitos fatores decorrentes da pandemia.
A nona edição da pesquisa global foi realizada entre os dias 15 e 19 de abril deste ano. A Kantar consultou 11.014 pessoas de 20 países, incluindo o Brasil.
* Com supervisão de Nádia Faggiani.