População de Viana no ES, de 18 a 49 anos, será vacinada contra covid

Publicado em 04/06/2021 - 22:09 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Toda a população de 18 a 49 anos do município de Viana, na Grande Vitória, no Espírito Santo, será vacinada contra a covid-19 com meia dose da vacina Astrazeneca, no dia 13 de junho. O público alvo do projeto ‘Viana Vacinada’ é de 35 mil pessoas.

A ação tem o apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizou as doses do imunizante; da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde; da Fiocruz, da Universidade Federal do Espírito Santo, além da coordenação dos governos do estado e do município de Viana.

Segundo a coordenadora do estudo, a médica Valéria Valim, a aplicação de meia dose é justificada pela falta de vacinas para imunização em massa, realidade observada ao redor do mundo. Além disso, a Astrazeneca já realizou estudos com essa dosagem, como ela detalha a pesquisadora.

Valéria Valim, também destacou que a estimativa de redução de incidência da Covid-19 com meia dose é de 60% ao longo de seis meses após a vacinação.

Ao anunciar o projeto, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que a experiência no município de Viana pode ajudar o Brasil e até outros países.

Renato Casagrande também lembrou que a utilização de dose ajustada já se mostrou eficaz no Brasil com a vacina da Febre Amarela.

O governo do Espírito Santo ressalta que a participação no estudo é voluntária, e que caso não seja confirmada a efetividade da imunização, a população que fará parte do projeto receberá uma dose de reforço.

A partir desse domingo os moradores de Viana poderão fazer o agendamento da vacina pelo site vianavacinada.saude.es.gov.br

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paes diz que Rio deve receber lote de vacinas ainda nesta segunda (26)

Por falta de estoque, desde a última sexta-feira (23) está interrompida a aplicação da primeira dose no Rio. 

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunização recebe lotes de vacinas contra covid

Ao longo deste semana o Programa Nacional de Imunização vai receber várias remessas de vacina contra a covid-19. Os envios começaram já na última sexta-feira, com a entrega de 3,8 milhões de doses de vacina Astrazeneca, da Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra o intervalo ideal entre vacinas da Pfizer

Universidade de Oxford aponta que um tempo maior entre as duas doses desta vacina contra a covid-19 pode garantir mais anticorpos. Porém, causa uma proteção menor a curto prazo devido à distância entre a 1ª e a 2ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Niterói terá projeção de desenhos em homenagem ao Dia dos Avós

As exibições ocorrem na noite desta segunda-feira (26) no Caminho Niemeyer e no Museu de Arte Contemporânea (MAC). As imagens utilizadas na apresentação foram desenhadas por cerca de 850 crianças de quatro escolas de Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados podem emitir certificado de vacinação em mais dois idiomas

O certificado não tem validação internacional, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma vez que não há ainda uma uniformidade de regras entre todos os países sobre a vacinação contra covid.

Baixar arquivo
Esportes

Roger Machado quer força máxima contra Criciúma nesta terça-feira

O Tricolor enfrenta o Criciúma, às 19h15min, no Heriberto Hülse, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Baixar arquivo