Rio suspende vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades

Publicado em 10/06/2021 - 13:09 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação de grávidas e mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, com comorbidades, está interrompida no município do Rio de Janeiro, até que novas doses das vacinas da Pfizer ou da Coronavac sejam recebidas. Desde que um caso de efeito colateral associado à Astrazeneca começou a ser investigado, o Ministério da Saúde passou a recomendar que o imunizante não seja mais aplicado neste público.

A última remessa de vacinas da Pfizer foi recebida na semana passada, mas continha apenas 12 mil unidades que já se esgotaram. Já a Coronavac tem sido entregue com irregularidade nos últimos dois meses, por conta de problemas na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo da China ao Instituto Butantan .

Apesar disso, a expectativa é de que um novo lote da Pfizer seja entregue na semana que vem, e aí a Prefeitura do Rio deve reservar um dia para a imunização das gestantes e puérperas, que ainda não receberam a primeira dose.

Por enquanto, a capital fluminense está vacinando apenas as mulheres com alguma das comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunizações e não há previsão para a extensão a todas as gestantes e puérperas. Além disso, continua a vacinação por idade, sem pré-requisito. Até a semana que vem, todas as pessoas com mais de 50 anos devem receber a primeira dose.

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

CNC vai levar propostas sobre o Turismo para os candidatos em 2022

Oferecer alternativas para impulsionar o setor turístico brasileiro, que foi fortemente afetado pela pandemia da covid-19. Essa é a proposta do Projeto Vai Turismo. A iniciativa pretende elaborar orientações aos candidatos ao poder executivo, nas eleições de 2022, estaduais e nacional.

Baixar arquivo
Esportes

Maratonista brasileiro treina no Quênia para Jogos de Tóquio

Daniel está em Iten desde o último dia 6 e lá permanecerá até o embarque para a Olimpíada de Tóquio. Em maio, o paulista de apenas 22 anos já havia passado duas semanas no Quênia, com o técnico Neto Gonçalves, preparando-se para a primeira maratona da carreira, em Lima, no Peru.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Biodiversidade da costa litorânea carioca passa a ser monitorada

A costa litorânea carioca já está sendo monitorada mais de perto. O objetivo é identificar e monitorar as espécies mais ameaçadas do litoral, sobretudo as exclusivas da região, e promover, juntamente com institutos de pesquisa, a manutenção da biodiversidade.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça inglesa analisa recurso das vítimas da tragédia em Mariana

A justiça da Inglaterra começou a analisar, nesta terça-feira, recurso de um pedido de indenização aos atingidos pelo rompimento, em 2015, da Barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A Inglaterra é sede da empresa BHP, que em conjunto com a Vale, são donas da Samarco.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da Rádio MEC recebe número recorde de inscrições

Mais de 2 mil compositores inscreveram seus trabalhos no Festival de Música da Rádio MEC deste ano. O número é um recorde em relação à edição do ano passado, que teve 1.023 canções inscritas. A categoria mais concorrida é a de MPB, com 1.371 composições.

Baixar arquivo
Geral

Semana Internacional do Turismo para Todos oferece passeios virtuais

A segunda edição da Semana Internacional do Turismo para Todos, Solidário e Sustentável é promovida pela Organização Internacional de Turismo Social, com a participação do Sesc São Paulo. O evento ocorre exclusivamente em ambiente digital.

Baixar arquivo