Yoga ajuda no tratamento de dependentes químicos

Fundação Kripa integra técnica milenar para auxiliar na recuperação

Publicado em 25/06/2021 - 12:49 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Muito além de exercícios de alongamento e flexibilidade, o yoga trabalha o equilíbrio do corpo e da mente. Acredita-se que essa tradição surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. E, foi lá, no berço dessa filosofia, que nasceu um programa para tratar dependentes químicos com essa prática milenar. O padre Joe Pereira, que também é instrutor de yoga, fundou a organização não-governamental Kripa Foundation. O padre indiano contou com o apoio de Madre Teresa de Calcutá quando deu início ao projeto, que hoje está presente em dez países.

“Esta fundação foi, literalmente, uma criação de Madre Teresa. Suas freiras não sabiam lidar com pessoas com problemas de dependência química. Ela me pediu para tomar conta de três ou quatro casos graves e eles se recuperaram. Então, ela me chamou para Calcutá. Como funcionamos? Com os princípios da pobreza e da simplicidade, usamos o programa de 12 passos, mas devido à ausência do elemento psicossomático, integramos o yoga com esse modelo de tratamento”, afirma Joe.

O padre Joe Pereira conta que, quando o yoga é integrado ao Programa de Doze Passos das comunidades de tratamento de dependência química e compulsões, o paciente alcança melhores resultados.

“O vício é uma doença do corpo, mente, emoções, alma e relacionamento interpessoal. Quando colocamos o yoga no programa, incentivamos a prática da compreensão, o uso do lado esquerdo do cérebro. (...) Isso também integra a meditação, que não tem apenas algo a ver com a atividade mental, é chitta vritti nirodha, é preciso acabar com as interferências da mente, e isso faz uma grande diferença na recuperação de vícios”, explica.

O programa da Fundação Kripa conta com o apoio da Igreja Católica, tanto do cardeal local quanto do Papa Francisco, e atende pessoas de todas as religiões. Só na Índia, são realizados cerca de seis mil atendimentos de dependentes químicos por ano. Além disso, a instituição também cuida de 1.500 crianças órfãs de pais que morrem de HIV/Aids.

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo