logo Radioagência Nacional
Saúde

52% de prefeitos são a favor de lockdown nacional para conter Covid-19

Baixar
Lucas Pordeus Leon
05/07/2021 - 14:35
Brasília

No intervalo de uma semana, oscilou de 29% para 27% o total de cidades que informaram estar com falta de vacinas nos estoques.

Nos casos que faltavam vacinas, 96% eram referentes à primeira dose e em 13% faltavam imunizantes para a segunda dose. Além disso, 60% dos municípios pesquisados estão imunizando pessoas da faixa dos 40 aos 49 anos. Apenas 6% dos municípios estão vacinando pessoas de 35 a 39 anos.

Este foi o décimo quinto levantamento sobre a pandemia feito com os prefeitos realizado pela Confederação Nacional dos Municípios. Cerca de 55% dos mais de 5 mil e 500 prefeitos participaram da pesquisa.

Dos prefeitos pesquisados, 76% afirmaram que estão com alguma medida restritiva de circulação em vigor e 52% deles se disseram favoráveis a um lockdown nacional.

Diante dos números, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, defendeu a necessidade de um lockdown nacional de 15 ou 21 dias para conter a pandemia enquanto a vacinação avança.

Para ele, apesar da queda de internações, se posições mais radicais não forem tomadas vamos ter em breve um aprofundamento no nível de internação hospitalar.  

O levantamento também revelou uma queda de 17% para 13% no total de prefeitos que relataram risco iminente de faltar remédios do Kit intubação, usado nos pacientes graves da Covid-19. Em relação a ocupação dos leitos de UTI, 55% relataram que as taxas de ocupação estão acima dos 80%, sendo que em 21% das cidades, ou seja, UMA em cada CINCO, a taxa de ocupação dos leitos é superior a 95%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de junho e dois de julho.

x