52% de prefeitos são a favor de lockdown nacional para conter Covid-19

Publicado em 05/07/2021 - 14:35 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

No intervalo de uma semana, oscilou de 29% para 27% o total de cidades que informaram estar com falta de vacinas nos estoques.

Nos casos que faltavam vacinas, 96% eram referentes à primeira dose e em 13% faltavam imunizantes para a segunda dose. Além disso, 60% dos municípios pesquisados estão imunizando pessoas da faixa dos 40 aos 49 anos. Apenas 6% dos municípios estão vacinando pessoas de 35 a 39 anos.

Este foi o décimo quinto levantamento sobre a pandemia feito com os prefeitos realizado pela Confederação Nacional dos Municípios. Cerca de 55% dos mais de 5 mil e 500 prefeitos participaram da pesquisa.

Dos prefeitos pesquisados, 76% afirmaram que estão com alguma medida restritiva de circulação em vigor e 52% deles se disseram favoráveis a um lockdown nacional.

Diante dos números, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, defendeu a necessidade de um lockdown nacional de 15 ou 21 dias para conter a pandemia enquanto a vacinação avança.

Para ele, apesar da queda de internações, se posições mais radicais não forem tomadas vamos ter em breve um aprofundamento no nível de internação hospitalar.  

O levantamento também revelou uma queda de 17% para 13% no total de prefeitos que relataram risco iminente de faltar remédios do Kit intubação, usado nos pacientes graves da Covid-19. Em relação a ocupação dos leitos de UTI, 55% relataram que as taxas de ocupação estão acima dos 80%, sendo que em 21% das cidades, ou seja, UMA em cada CINCO, a taxa de ocupação dos leitos é superior a 95%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de junho e dois de julho.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo