Aleitamento materno melhora saúde da mães e dos bebês

Publicado em 02/08/2021 - 08:01 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Marina é uma linda menina de cabelos pretos e olhos de amêndoas. Com 1 ano e 8 meses, ela brinca, corre, frequenta a escola e come de tudo. Mas quando precisa de um aconchego, ela corre para o colo da mãe, Andréia, e pede o "mamá". A pequena é amamentada em livre demanda desde o nascimento. A mãe, policial, diz que se preparou para isso. Durante a gestação, estudou, leu e se cercou de profissionais que incentivam a amamentação. Para Andréia, o apoio do marido e da mãe foram fundamentais nessa escolha.

E é justamente o apoio e a responsabilidade compartilhada o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O médico pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que o poder público também é responsável por oferecer suporte para que as mães que precisam e querem amamentar seus bebês, façam isso com respeito e segurança.

Para o médico Moisés Chencinski, a rede de apoio que sustenta e ampara essas mães está na família, na comunidade, nas instituições de saúde e no ambiente de trabalho. O médico destaca ainda que a orientação da OMS - Organização Mundial da Saúde é o aleitamento materno até os 2 anos ou mais. Ele explica que isso melhora a saúde dos bebês e das mães.

De acordo com o médico, o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, em livre demanda, e pelo menos até os 2 anos, poderia evitar, por ano, 20 mil mortes maternas e 823 mil óbitos de crianças com menos de 5 anos, além de uma economia mundial de 300 bilhões de dólares.

 

Edição: Leila Santos / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo