Brasil terá maioria de mulheres e jovens exercendo medicina até 2030

Publicado em 30/07/2021 - 19:22 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O perfil dos médicos brasileiros está mudando. É o que aponta o estudo ProvMed 2030, feito pelo Ministério da Saúde, e que será usado na elaboração do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado em julho.

O levantamento feito em parceria com a Universidade de São Paulo e a Organização Pan-Americana da Saúde mapeia a oferta de médicos no país até o fim desta década. E indica que o número desses profissionais deve quase dobrar em relação à quantidade atual. Vai saltar de 487 mil e pode passar dos 815 mil médicos até 2030.

Entre esses profissionais, vai aumentar a participação feminina e também dos jovens. No caso das mulheres, que já são cerca de metade da categoria, passarão a ser maioria. E 80% dos médicos terão idades de 22 a 45 anos.

O estudo ProvMed 2030 usa modelos estatísticos para analisar a oferta e a necessidade de médicos pelo país. A pesquisa também ajuda a definir medidas para melhorar a formação desses profissionais e as políticas públicas de Saúde.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo