Brasil terá maioria de mulheres e jovens exercendo medicina até 2030

Publicado em 30/07/2021 - 19:22 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O perfil dos médicos brasileiros está mudando. É o que aponta o estudo ProvMed 2030, feito pelo Ministério da Saúde, e que será usado na elaboração do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, lançado em julho.

O levantamento feito em parceria com a Universidade de São Paulo e a Organização Pan-Americana da Saúde mapeia a oferta de médicos no país até o fim desta década. E indica que o número desses profissionais deve quase dobrar em relação à quantidade atual. Vai saltar de 487 mil e pode passar dos 815 mil médicos até 2030.

Entre esses profissionais, vai aumentar a participação feminina e também dos jovens. No caso das mulheres, que já são cerca de metade da categoria, passarão a ser maioria. E 80% dos médicos terão idades de 22 a 45 anos.

O estudo ProvMed 2030 usa modelos estatísticos para analisar a oferta e a necessidade de médicos pelo país. A pesquisa também ajuda a definir medidas para melhorar a formação desses profissionais e as políticas públicas de Saúde.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo