Butantan começa nova etapa do Projeto S em Serrana
Para avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores de Serrana, no interior de São Paulo, após a vacinação de toda a população adulta da cidade com duas doses da CoronaVac, começou neste sábado (24) uma nova etapa do Projeto S. O estudo, realizado pelo Instituto Butantan, busca entender o impacto da vacina no controle da pandemia de covid-19.
Candidatos a voluntários que tenham sido imunizados como parte do Projeto S no município devem se dirigir a uma das escolas onde foi realizada a vacinação para terem uma amostra de sangue coletada. São esperados cerca de 4.400 participantes acima de 60 anos e pouco mais de 1.800 entre 18 e 59 anos. Esse grupo de mais de 6 mil voluntários será acompanhado por um ano.
A médica Natasha Nicos, coordenadora da etapa sorológica do estudo, explica que uma grande dúvida que ainda existe em relação à covid-19 é como o nosso corpo reage à vacinação.
Todos os voluntários que participarem dessa etapa do Projeto S terão que refazer os exames de sangue a cada três meses, já que a imunidade evolui ao longo do tempo, como detalha a médica Natasha Nicos.
O atendimento aos voluntários continua neste domingo (25) e nos dias 31 de julho e 1º de agosto, próximo fim de semana.