Butanvac, vacina do Butantan, começa estudo clínico em voluntários
Publicado em 09/07/2021 - 15:35 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Dois dias após a autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Instituto Butantan, de São Paulo, começou os estudos clínicos da ButanVac, a primeira vacina 100% nacional, com fabricação de todas as etapas dentro do território brasileiro.
Os primeiros voluntários da pesquisa passaram por uma triagem nesta sexta-feira (09). Na primeira fase do estudo, serão selecionados 418 voluntários para testar a segurança da vacina e qual será o tamanho da dose a ser aplicada. Já as etapas seguintes vão envolver mais de 5 mil voluntários, quando será verificada a eficácia do produto e o desempenho contra as novas variantes do coronavírus.
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, ressaltou que, com a ButanVac, não será mais preciso importar insumos para a fabricação dos imunizantes.
Dimas Covas informou que o Instituto Butantan já fabricou 10 milhões de doses da nova vacina, que estão aguardando os resultados do estudo clínico para serem disponibilizadas para população.
A expectativa é que os testes com os voluntários durem até 17 semanas, pouco mais de 4 meses.
Segundo o governo de São Paulo, as doses da ButanVac serão de 4 a 5 vezes mais baratas que as vacinas que hoje (09) têm o menor custo no mercado. Com capacidade de produzir 1 milhão de doses por dia, a expectativa é que o Instituto Butantan possa atender, com a Butanvac, toda a população brasileira em 2022.
Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi