Butanvac, vacina do Butantan, começa estudo clínico em voluntários

Publicado em 09/07/2021 - 15:35 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois dias após a autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Instituto Butantan, de São Paulo, começou os estudos clínicos da ButanVac, a primeira vacina 100% nacional, com fabricação de todas as etapas dentro do território brasileiro.

Os primeiros voluntários da pesquisa passaram por uma triagem nesta sexta-feira (09). Na primeira fase do estudo, serão selecionados 418 voluntários para testar a segurança da vacina e qual será o tamanho da dose a ser aplicada. Já as etapas seguintes vão envolver mais de 5 mil voluntários, quando será verificada a eficácia do produto e o desempenho contra as novas variantes do coronavírus.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, ressaltou que, com a ButanVac, não será mais preciso importar insumos para a fabricação dos imunizantes.

Dimas Covas informou que o Instituto Butantan já fabricou 10 milhões de doses da nova vacina, que estão aguardando os resultados do estudo clínico para serem disponibilizadas para população.

A expectativa é que os testes com os voluntários durem até 17 semanas, pouco mais de 4 meses.

Segundo o governo de São Paulo, as doses da ButanVac serão de 4 a 5 vezes mais baratas que as vacinas que hoje (09) têm o menor custo no mercado. Com capacidade de produzir 1 milhão de doses por dia, a expectativa é que o Instituto Butantan possa atender, com a Butanvac, toda a população brasileira em 2022.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

 A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Na Taça Libertadores da América, o Athletico Paranaense venceu o Libertad por 2 a 0, o América Mineiro empatou com Tolima, na Colômbia, em 2 a 2, já o Palmeiras venceu o Emelec por 1 a 0.

Baixar arquivo
Cultura

Região Sul do país traz ações especiais na Semana Nacional dos Museus

O Museu do Olho em Curitiba - PR realiza palestras, oficinas e debates. Na cidade de Joinville - SC é possível conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui. Já em Porto Alegre - RS, o convite é para uma visita ao Museu de História da Medicina.

Baixar arquivo